Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

306.Validação de uma escala de motivação académica para alunos portugueses do ensino superior

Apresenta-se o estudo psicométrico de construção e validação para a população Portuguesa de uma escala para avaliação da motivação académica de alunos do ensino superior.
O modelo proposto, ajustado a uma amostra de 781 estudantes do ensino superior, fundamenta-se na Self Determination Theory e comporta 5 dimensões ou estilos motivacionais: amotivação, motivação por regulação externa, motivação introjetada, motivação identificada e motivação intrínseca.
Para este estudo recorreu-se ao sotfware AMOS 21 tendo-se obtido uma qualidade de ajustamento boa (chi squared= 2.737; CFI=0.939; GFI=0,941; RMSEA=0.047).
Estes dados suportam a validade do instrumento para a população de estudantes portugueses do ensino superior podendo este ser uma mais valia no campo da investigação da motivação académica.

Author(s):

Pedro Salgueiro    
Instituto Politécnico de Bragança (Escola Superior de Educação)
Portugal

Vera Monteiro    
CIE ISPA IU
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC