Full Program »
306.Validação de uma escala de motivação académica para alunos portugueses do ensino superior
Apresenta-se o estudo psicométrico de construção e validação para a população Portuguesa de uma escala para avaliação da motivação académica de alunos do ensino superior.O modelo proposto, ajustado a uma amostra de 781 estudantes do ensino superior, fundamenta-se na Self Determination Theory e comporta 5 dimensões ou estilos motivacionais: amotivação, motivação por regulação externa, motivação introjetada, motivação identificada e motivação intrínseca.
Para este estudo recorreu-se ao sotfware AMOS 21 tendo-se obtido uma qualidade de ajustamento boa (chi squared= 2.737; CFI=0.939; GFI=0,941; RMSEA=0.047).
Estes dados suportam a validade do instrumento para a população de estudantes portugueses do ensino superior podendo este ser uma mais valia no campo da investigação da motivação académica.
Author(s):
Pedro Salgueiro
Instituto Politécnico de Bragança (Escola Superior de Educação)
Portugal
Vera Monteiro
CIE ISPA IU
Portugal