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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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302.Formação de professores e alunos: UNIAFRO como motivador para práticas inovadoras na escola

Este trabalho se propõe a interrogar a universidade brasileira e, a partir de uma discussão sobre descolonialidade do saber e questões negras no Brasil, destacar alguns fatos históricos que marcaram a luta por ações afirmativas e que assumiram a forma de leis, como é o caso da 10.639/03, que institui o ensino de História de África e dos afro-brasileiros nas escolas. A Lei atende às reivindicações dos movimentos negros para que a educação não “vire as costas” para a contribuição histórica desses povos para a constituição da cultura, da educação, dos costumes e da intelectualidade do Brasil. Muito se discute em termos de educação básica, mas a Universidade se mantém acima desses questionamentos e reivindicações, alegando que precisa salvaguardar sua autonomia na implementação da Lei. Neste sentido, o Programa Uniafro, que pretende promover a igualdade racial nas escolas, é um dos programas que podemos chamar de afirmativos e que podem contribuir para uma mudança de paradigma dentro das escolas, uma vez que sua presença instaura possibilidades de pesquisas, ensino e extensão dentro da temática das africanidades no Brasil. Além disso, o presente trabalho propõe metodologias que suscitem um envolvimento maior de professores e alunos com uma escola mais politizada, numa perspectiva da promoção da igualdade racial no ambiente escolar.

Author(s):

Clézio Roberto Gonçalves    
Universidade Federal de Ouro Preto
Brazil

Kassandra Muniz    
Universidade Federal de Ouro Preto
Brazil

 

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