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30: ORIENTAÇÕES MOTIVACIONAIS PARA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DE ENSINO TÉCNICO BRASILEIRO: INVESTIMENTO, PERCEPÇÃO DO TEMPO E DA TAREFA, SATISFAÇÃO E CONTEXTO PREFERIDO
Enquadramento Conceptual: este estudo está inserido no referencial teórico das abordagens à aprendizagem (“Students’ Approaches to Learning” - SAL). Objetivos: o objetivo principal foi explorar as orientações motivacionais para a aprendizagem de estudantes de Ensino Técnico brasileiro. Metodologia: os participantes foram 20 estudantes de Ensino Técnico brasileiro de ambos os sexos que foram entrevistados sobre cinco dimensões daquelas orientações motivacionais (investimento na aprendizagem, percepção do tempo empregue e da tarefa de aprendizagem, satisfação e contexto de aprendizagem preferido). Para recolha dos dados foi utilizado um guião de uma entrevista semi-estruturada. As respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo indutiva. Resultados: a análise das respostas às entrevistas permitiu chegar a um sistema de categorias que mostram variações dentro das dimensões estudadas. Para a dimensão investimento temos as categorias elevado, mediano e reduzido. Para a dimensão tempo temos as categorias acelerado e lento. Para a dimensão tarefa temos as categorias positiva e negativa. Para a dimensão satisfação temos as categorias média-alta, alta, média e baixa. E para a dimensão contexto temos as categorias prático, teórico-prático, teórico e seminário. Conclusão: o estudo revela variações nas orientações motivacionais dos estudantes de ensino técnico que em parte replicam e em parte inovam as variações encontradas em outros estudos da perspectiva das abordagens à aprendizagem com estudantes de ensino normal.MOTIVATIONAL ORIENTATIONS TO LEARNING IN BRAZILIAN VOCATIONAL EDUCATION STUDENTS: INVESTMENT, PERCEPTION OF TIME AND TASK, SATISFACTION AND PREFERRED CONTEXT
Abstract
Conceptual framework: this study follows the "Students' Approaches to Learning" - SAL theory. Objectives: the main objective was to explore the motivational orientations for learning of Brazilian vocational education students. Method: participants were 20 students from Brazilian vocational education of both sexes who were interviewed on five dimensions of those motivational orientations (investment in learning, perception of employed time and of the learning task, satisfaction and preferred learning context). For data collection it was used a script of a semi-structured interview. Responses were subjected to an inductive content analysis. Results: analysis of the interviews enabled a system of categories that show variations in the studied dimensions. For investment we have the categories high, medium and low. For time we have fast and slow. For task we have positive and negative. For satisfaction we have medium-high, high, medium and low. And for the context we have practical, theoretical and practical, theoretical and seminar. Conclusion: the study revealed variations in the motivational orientations of technical education students who partially replicate and partly innovate the variations found in other studies from the perspective of approaches to learning with students of normal education.
Keywords: motivational orientation to learning, motivation for learning, approaches to learning, vocational education.
Author(s):
MARISA FONTES
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Brazil
António Duarte
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Portugal