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299.O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR: FORMAS, CONTEXTOS E IMPACTOS
Enquadramento Concetual: focalizado em dois tópicos fundamentais: i) a evolução do quadro legislativo que tem vindo a suportar a participação dos pais na escola pública portuguesa, desde os pressupostos da Didática Magna de João Amós Coménio, passando pelo efeito regimentista que se consolidou entre a implementação da Primeira República e o Estado Novo, pelo período de normalização do pós 25 de abril de 1974, até à Lei de Bases do Sistema Educativo e respetivas evoluções normativas que se conhecem até aos dias de hoje; ii) escola, família e sucesso educativo: relações e desafios, onde são desenvolvidos aspetos associados aos papéis e responsabilidades dos pais no quadro particular do seu envolvimento na vida escolar, convocando, com maior pormenor, as problemáticas da comunicação e da formação dos e com os pais enquanto fatores do sucesso educativo. Objetivos: parte-se de um enredo problematizador que procura associar o envolvimento parental na vida das escolas ao incremento de um maior ou menor sucesso educativo dos alunos, atendendo, especialmente, à reversão da participação dos pais às fronteiras socioculturais em perspetiva sociopolítica. Neste encalço, procurou-se analisar o índice e os impactos do envolvimento dos pais na vida escolar dos seus educandos, compreender a motivação e condicionantes daquele envolvimento, esclarecer as formas de o consolidar e, mais particularmente, compreender as dinâmicas contextuais de uma organização escolar promotoras do ativismo educativo dos pais. Metodologia: com um enquadramento nos métodos quantitativos, privilegia-se o uso de inquéritos por questionário, aplicados a pais e a professores, complementado com a análise de alguns documentos oriundos do contexto investigado. Resultados: procede-se à discussão das diferentes formas de envolvimento dos pais, limitadas ao espectro formalista das reuniões ou às dinâmicas festivas da escola, sendo o seu contributo pouco voluntário e, portanto, muito marcado por um certo calculismo instrumental, orientando o envolvimento dos pais para a efetivação de algum “protecionismo” aos seus educandos, em contracorrente com a predisposição dos professores. Conclusão: coteja-se a ideia central de que a escola tende a configurar-se por um conjunto de atividades algo circunscritas e suscitadoras do envolvimento dos pais pontual, inflexível e limitado aos horizontes minimalistas das normas e costumes instituídos.Author(s):
Bruna Pinheiro
Escola Superior de Educação de Viseu
Portugal
Henrique Ramalho
Escola Superior de Educação de Viseu
Portugal
Alberto Cartagena
Escola Superior de Educação de Viseu
Portugal