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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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295.As obras de arte e o olhar em diferentes idades

São descritas as teorias mais relevantes no domínio do desenvolvimento estético, dando realce à teoria de Housen e Parsons. Posteriormente realizamos uma reflexão sobre dois conceitos e a sua interligação a saber: desenvolvimento estético e criatividade. No presente estudo temos por objectivo replicar o estudo anteriormente realizado por Almeida Rocha, Peixoto e Neves de Jesus, tendo por referência a teoria de Parsons, e , por outro lado, relacionar uma medida de criatividade com o desenvolvimento estético, aos 7 anos de idade. Aplicou-se individualmente a entrevista de Parsons a 100 participantes, divididos em 5 grupos: 4-5 anos, 7-8 anos, 11-12 anos, 15-16 anos, e 18-20 anos. O teste de criatividade (CREA) foi aplicado aos 7 anos de idade. Como esperado existe um progresso claro do desenvolvimento estético em função da idade, o que mais uma vez suporta a teoria de Parsons. Encontramos igualmente uma correlação negativa entre os sentimentos/ emoções expressas nas obras e a medida de criatividade., mostrando que as crianças aos 7 anos que mobilizam ideias do primeiro estádio são mais criativas do que quando mobilizam ideias do segundo estádio.

Author(s):

Teresa Almeida-Rocha    
Ispa-IU
Portugal

Francisco Peixoto    
Ispa-IU
Portugal

Saul Neves de Jesus    
Universidade do Algarve
Portugal

 

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