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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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293.MOTIVAÇÃO ONDE ESTÁ VOCÊ? UM CASO PARA AS BRINCADEIRAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo enfocar a ludicidade no processo de envolvimento dos alunos pelos laços das relações escola x família e pelos pontos fortes do afeto nas atitudes dos professores. Situamos a discussão no espaço da educação em seu contexto específico e diferenciado pela perspectiva interdisciplinar.
Trata-se de estudos sobre as brincadeiras em suas diferentes linguagens na formação humana e os aspectos lúdicos como compreensão do mundo na diversidade cultural. Buscamos encaminhamentos para o dilema quando a ordem é responder onde está a motivação para aprender? Sabemos que não é fácil construir um ambiente motivador e, nem tampouco temos a pretensão de apontar receitas, mas pelos estudos e experiências encontramos nas brincadeiras tradicionais e recentes a forma para manter a criança na escola “pescando o seu próprio peixe”, ou seja, adquirindo autonomia para aprender em ambiente prazeroso e enriquecedor para todos.
Trata-se de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico com pesquisa de campo sobre as práticas interdisciplinares que envolvem a ludicidade, enquanto campo de estudos. Pressupostos teóricos da educação serviram de base para as leituras de autores como Fazenda (1997, 2006); Barbosa (2003, 2010 ) Martins (1998); Kischimoto (1999); Japiassu (1976); Perrenoud (1993); Magalhães (2009); Tavares (2001) dentre outros.
As pesquisas sobre a práticas interdisciplinares versam basicamente na ação, de acordo com a interação e integração entre os sujeitos das ações educativas: professores e alunos. Buscamos refletir tais ações discutindo sobre a resiliência do professor que assume uma prática diferenciada com o compromisso de responder à uma aprendizagem que respeita as diferenças e contextualiza os resultados positivos para a construção da auto confiança na criança. Nessa direção, temos percebido os sinais sinergéticos para continuarmos interagindo com as crianças na alegria genuína de quem está feliz para aprender.

Author(s):

Franchys Marizethe Santana Nascimento Ferreira    
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Brazil

Ana Lúcia Gomes da Silva    
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/CPAQ
Brazil

Mareide Lopes    
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Brazil

Isabel Cristina Ratund    
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Brazil

 

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