Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

288.EU: LÍNGUA; TU: TECNOLOGIA; NÓS: INTERDISCIPLINARIDADE. A TECNOLOGIA A FAVOR DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Este artigo tem respaldo teórico em Mendes (2004), Mendes (2007), Fazenda (2002), Martins (2011), Lück (2003) e Zabala (2002). Tais autores possuem estudos relevantes tanto no que concerne ao ensino de línguas como acerca da importância do fazer interdisciplinar. Objetivamos com este trabalho expor e discutir um projeto integrador desenvolvido entre as disciplinas de Língua Portuguesa (LP) e Autoria Web (AW), ministradas em um campus do IFRN. Sendo assim, convém ressaltar que a abordagem pedagógica da qual trataremos apresenta contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em um curso profissionalizante, neste caso, o curso Técnico Subsequente em Informática. A nossa motivação de partida foi a percepção de que o diálogo entre as aulas de LP e AW proporcionaria o envolvimento dos alunos, estimulando a promoção da aprendizagem, além de conferir sentido aos conteúdos trabalhados. Desta feita, o foco deste trabalho é socializar uma prática pedagógica interdisciplinar que oportunizou, através da criação de sites que versavam sobre os conteúdos ensinados nas aulas de LP, uma aprendizagem significativa e colaborativa dos conhecimentos concernentes às duas áreas envolvidas, sanando dificuldades recorrentes tanto de instrumentalizar o ensino de Língua Portuguesa como também de dar significado real à criação do site proposto nas aulas de AW. Metodologicamente, dividimos o projeto em duas grandes fases, cada uma contida em um bimestre: na primeira, trabalhamos os conteúdos da ementa de LP e AW através de aulas expositivas, dialogadas e de atividades de fixação variadas. Na segunda, organizados em grupos, os alunos desenvolveram sites que atuaram como ferramentas de divulgação do conteúdo das aulas de LP, além de figurarem como excelentes espaços para trocar ideias com outros internautas sobre questões inerentes à língua, possibilitando a instrumentalização do conteúdo estudado. Os resultados dessa prática pedagógica ressaltaram o potencial criativo e inovador dos alunos, além de propiciar que eles participassem de uma ação interventiva real. O envolvimento causado através da intersecção dos saberes foi visível e reportado em depoimentos. Desse modo, cremos que essa estratégia atuou como mola propulsora para dar sentido ao processo de ensino-aprendizagem e que pode ser adaptada para outros contextos escolares com sucesso.

Author(s):

Juzelly Fernandes Barreto Moreira    
IFRN
Brazil

Leo Moreira Silva    
IFRN
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC