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286.OUVINDO E TOCANDO O CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS MEDIAÇÕES DE UM NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Nas duas últimas décadas, a discussão sobre o processo de escolarização de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), tornou-se recorrente no Brasil devido a promulgação de leis, portarias e resoluções para que as diretrizes mundiais para a inclusão fossem postas em prática. Contudo, sabemos que os instrumentos legais disponíveis, não garantem por si só a efetivação de práticas inclusivas (Moreira, et al.,2011). No que tange ao Ensino Superior, existem poucas discussões sobre o acesso de pessoas com NEE comparada ao âmbito da Educação Básica, dificultando assim a formulação de políticas públicas para este alunado (Duarte, et al.,2013). O presente trabalho de caráter qualitativo, busca analisar o papel das mediações realizadas pelo Núcleo de Acessibilidade de uma universidade federal localizada na região Norte do Brasil, voltadas para a permanência de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Foram consideradas para esta pesquisa as contribuições de Vygotsky (1993) e Meier & Garcia (2007) para a compreensão do conceito de mediação. Como resultados são apresentados os serviços de apoio pedagógico com recurso técnico e pessoal no campus sede da Universidade bem como a importância de tais mediações na trajetória de discentes com surdez e baixa visão.Author(s):
THAYS MARCELY FRANÇA DO NASCIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
Brazil