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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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285.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA, QUÍMICA E FILOSOFIA SOBRE A ORIGEM DA VIDA E O FENÔMENO VIDA

O estudo da vida e de seus processos pode ser considerado um dos principais ramos da Ciência Moderna e é indiscutivelmente importante não só para o desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida humana, mas também como base intelectual para que possamos alcançar nossos ideais como sociedade. Essa pesquisa buscou compreender quais foram as principais influências nas representações sociais sobre o fenômeno vida/origem da vida entre docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Filosofia da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil). Foram aplicados 59 questionários com 07 perguntas discursivas (Curso de Ciências Biológicas: 31 questionários; Física: 14; Química: 11 e Filosofia: 03). As questões buscaram identificar qual o entendimento dos docentes a respeito do fenômeno vida/origem da vida e como estes foram construídos e permeiam as suas disciplinas, influenciando direta ou indiretamente na formação inicial dos seus alunos, muitos deles candidatos a futuros professores da educação básica. Também foi realizada uma análise de como a temática é tratada nos livros textos indicados pelos docentes do curso de Ciências Biológicas (17 livros) como base referencial de determinados conteúdos ministrados em aula. As obras foram escolhidas¬¬¬¬ de acordo com a frequência que eram requisitadas nas disciplinas que compõem a grade curricular do curso. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin (1977). As análises das respostas dos questionários demonstraram a existência de representações contendo uma visão físico-química da vida, visão evolutiva, visão reprodutiva, visão metafísica entre outras. Também, foi possível perceber que a maioria dos docentes acredita que suas representações sobre o fenômeno vida/origem da vida influenciam de alguma forma sua atividade em sala de aula, e que a construção destas representações se dá a partir de diversas fontes, mas principalmente através da reflexão pessoal, vivência acadêmica, ensino superior e ensino básico. Dos 17 livros textos analisados, 11 foram os que apresentaram de forma direta alguma menção à discussão sobre a origem da vida e/ou fenômeno vida. As demais obras não mostraram nenhuma referência a estas temáticas.

Author(s):

STEPHANIE SCHUBERT    
Universidade Federal do Paraná
Brazil

FELIPE BENATTI    
Universidade Federal do Paraná
Brazil

CARLOS SOUZA    
Universidade Federal do Paraná
Brazil

 

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