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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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284.OS REFLEXOS DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS MOTIVAÇÕES E CRENÇAS DAS MENINAS

Enquadramento Conceptual: Ainda hoje percebe-se a baixa participação das mulheres nas ciências, sendo os estereótipos de gênero apontados como o principal fator para esse índice. A educação contemporânea preza o desenvolvimento cognitivo e a formação plena dos estudantes, para que possam ao longo do processo identificar suas habilidade e motivações, independentemente do gênero ao qual se enquadre. Para tal, o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais durante a formação escolar pode ser a chave para oportunizar autoconhecimento aos estudantes, criando a possibilidade de que as meninas se direcionem para áreas culturalmente consideradas “coisa de menino”, como é o caso das ciências. Assim, o papel docente é desconstruir essas crenças culturalmente compartilhadas e propiciar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Lembrando que os professores são mediadores do processo de aprendizagem e da percepção de self dos sujeitos, que é o aspecto central da personalidade do indivíduo. Autoconhecimento, autoestima e autoconceito são os aspectos do self. Cabe aos docentes estimular o desenvolvimento dos aspectos do self dos estudantes, possibilitando que, independentemente do gênero, cada um tenha habilidade para compreender suas próprias motivações. Conforme Santrock (2014, p. 154) “o desenvolvimento do senso de self e de singularidade de um adolescente é uma força motivadora em sua vida”. Objetivos: O estudo objetiva propiciar uma reflexão crítica sobre como as motivações e crenças das meninas sofrem influencia do contexto social, em especial do espaço escolar e como pode interferer na tomada de decisão das meninas diante da escolha profissional. Metodologia: Foi realizado levantamento teórico com interlocução entre neurociencias, educação e psicologia. Resultados: Os dados apontam que existem algumas diferenças entre homens e mulheres, mas que nao são condição limitante da atuação das mulheres nas mais diversas áreas do conhecimento. Conclusão: Essa visão complementar de saberes pode colaborar para o entendimento de que os estereótipos de gênero levam a profecias autorealizadoras, que por sua vez interferem nas motivações e crenças das meninas, tendo como consequencia uma baixa participação das mulheres nos cursos de ciências exatas, engenharia e computação. Assim, a partir da ação docente pode-se romper com essas barreiras culturais, ampliando o campo de ação das mulheres.

Author(s):

Alexandra Moraes Maiato    
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Brazil

Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho    
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Brazil

 

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