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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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279.Motivação e Autonomia do educando: estudos sobre o Anarquismo no Brasil Contemporâneo e a potencialidade de aplicação da pedagogia portuguesa da Escola da Ponte

Enquadramento Conceptual: O referencial teórico é anarquista, de viés socialista, que procura, através de uma maior autonomia do educador e do educando, promover a transformação social no sentido da motivação, solidariedade, e justiça social. Objetivos: elaborar um resgate do Anarquismo histórico mundial, e contemporâneo brasileiro. Estudar a Escola portuguesa da Ponte, do educador José Pacheco, e suas repercussões na educação de menores com baixíssimo desempenho acadêmico, na secretaria de educação de São Paulo-Brasil. Por fim, será investigado a possiblidade de aplicação dessa pedagogia nas escolas e cursos de Licenciatura, por meio de roda de conversas com licenciandos, em São Mateus-ES, Brasil. Metodologia: trata-se de uma investigação teórica e etnográfica baseada em: revisão de literatura, análise de documentos (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares, redes sociais, vídeos, webjornalismo) e trabalho de campo. Resultados: a revisão de literatura aqui proposta abordou os pressupostos de Bakunin, Proudhon, movimento operário anarquista italiano e brasileiro, Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora, os educadores Frei Betto, Leonardo Boff, Paulo Freire, Zilda Arns e Rubem Alves. Quanto a análise documental foram contemplados: a Lei vigente de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Foram analisados as redes sociais brasileiras com os seguintes títulos: “Anarcofeminismo”, “Anarcosocialismo”, “Anarcocapitalismo”, “Anarcoecologismo”, “Fé Libertária”. Trabalho de campo foi desenvolvido nos “faxinais” no estado do Paraná, Brasil, cuja população é de ascendência ucraniana e italiana, soviética e anarquista, respectivamente. Vídeo sobre a Pedagogia da ponte foi demonstrado para 20 licenciandos, seguido de roda de conversa com a pergunta: “Como a autonomia do educador e do educando pode agir para melhorar o envolvimento e o desempenho dos professores e estudantes?” A maioria dos licenciandos admitiu ser louváveis os resultados da Escola da Ponte. Porém, sessenta por cento dos estudantes sentem-se presos ao sistema educacional e não se autorizam a exercer uma prática docente com maior autonomia. Um quarto dos estudantes pretendem aplicar aspectos da Pedagogia da Escola da Ponte no futuro. Conclusão: Mais diálogos serão promovidas sobre: anarquismo, pedagogia libertária e libertadora na universidade, no intuito de motivar os licenciandos, e, por consequência, seus alunos, a exercerem suas autonomias.

Author(s):

Carla Corrêa    
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. CEUNES. Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Adriano Silvério    
Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. UNICENTRO. Guarapuava, Paraná
Brazil

Erica Duarte-Silva    
Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. CEUNES. Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

 

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