Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

278.MOTIVAÇÃO EM LEITURA: O EFEITO DO CONTEXTO SOBRE A COMPREENSÃO DE PALAVRAS POR APRENDENTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

A leitura tem sido indicada como fonte motivadora para os alunos conhecerem novas palavras ou novos significados para as palavras que já conhecem e, assim, ampliarem o seu vocabulário na língua que estudam. Embora a literatura ressalte a importância do contexto sobre a compreensão lexical do leitor, não existe uma teoria amplamente aceitável que comprove esta questão. A evidência de um possível efeito positivo do contexto sobre a elucidação do significado de palavras desconhecidas foi investigada e, nesta comunicação serão apresentados os resultados de pesquisa fundamentada no modelo psicolinguístico da leitura e nos diversos estudos de Laufer sobre aquisição de vocabulário. Realizaram-se análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados de 93 aprendentes de português como língua estrangeira (PLE), sendo o teste Qui Quadrado a medida estatística usada para se avaliar quantitativamente os resultados. Com base no estudo de dispersão de frequências, verificou-se: a relatividade do efeito positivo do contexto sobre a compreensão pelos alunos; a existência de diferentes graus de dificuldade de cada palavra para o grupo de alunos que participou desta pesquisa e a presença de diferentes graus de eficiência do contexto sobre a compreensão desses itens. Os dados de ênfase qualitativa foram analisados a partir de depoimentos dos alunos em entrevista retrospectiva. Serão apresentados os recursos utilizados que serviram aos alunos de fonte motivadora na busca do significado de palavras do texto que leram.

Author(s):

REGINA LÚCIA PÉRET DELL´ISOLA    
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC