Full Program »
278.MOTIVAÇÃO EM LEITURA: O EFEITO DO CONTEXTO SOBRE A COMPREENSÃO DE PALAVRAS POR APRENDENTES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
A leitura tem sido indicada como fonte motivadora para os alunos conhecerem novas palavras ou novos significados para as palavras que já conhecem e, assim, ampliarem o seu vocabulário na língua que estudam. Embora a literatura ressalte a importância do contexto sobre a compreensão lexical do leitor, não existe uma teoria amplamente aceitável que comprove esta questão. A evidência de um possível efeito positivo do contexto sobre a elucidação do significado de palavras desconhecidas foi investigada e, nesta comunicação serão apresentados os resultados de pesquisa fundamentada no modelo psicolinguístico da leitura e nos diversos estudos de Laufer sobre aquisição de vocabulário. Realizaram-se análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados de 93 aprendentes de português como língua estrangeira (PLE), sendo o teste Qui Quadrado a medida estatística usada para se avaliar quantitativamente os resultados. Com base no estudo de dispersão de frequências, verificou-se: a relatividade do efeito positivo do contexto sobre a compreensão pelos alunos; a existência de diferentes graus de dificuldade de cada palavra para o grupo de alunos que participou desta pesquisa e a presença de diferentes graus de eficiência do contexto sobre a compreensão desses itens. Os dados de ênfase qualitativa foram analisados a partir de depoimentos dos alunos em entrevista retrospectiva. Serão apresentados os recursos utilizados que serviram aos alunos de fonte motivadora na busca do significado de palavras do texto que leram.Author(s):
REGINA LÚCIA PÉRET DELL´ISOLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Brazil