Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

277.Dinâmicas de empoderamento e motivação dos alunos na escola

As expetativas em relação ao papel da Escola na sociedade passam por esta ser capaz de proporcionar, de forma democrática e inclusiva, o desenvolvimento harmonioso das novas gerações e o seu bom desempenho académico. Contudo, a Escola de hoje é mais do que um espaço e tempo de aquisição de conhecimentos, técnicas, tecnologias e práticas. Surge com a missão de capacitar e apoiar os seus alunos no desenvolvimento das suas aptidões pessoais e sociais, em ambientes estimulantes, gratificantes, inovadores, enriquecedores e de segurança. Só deste modo, é possível viabilizar aprendizagens e experiências significativas de vida, que orientem e estimulem o pensamento e a acção de cada aluno no sentido de se sentir motivado a desenhar o seu projeto de vida.
Sabemos que, para pensar e agir de forma produtiva é preciso estar motivado, só assim, se consegue estudar, aprender e investir. Movidos por uma motivação intrínseca, espera-se que os alunos aceitem o desafio, para obter e exercitar as suas próprias capacidades. Contudo, é preciso perceber o sentido do que se faz e saber que se pode contar com uma estrutura de apoio positivo, em particular, na altura de persistir em alcançar os objetivos. Por isso, as dinâmicas diversificadas de empoderamento, motivação e envolvimento dos alunos na Escola procuram agarrar as boas ideias de cada um e promover os seus estilos cognitivos positivos, criativos e empreendedores. Cada aluno é chamado a participar no desafio de construir a sua própria formação. Assim, a educação ministrada é compreendida como um valor, uma responsabilidade pessoal, um bem para o desenvolvimento de uma personalidade feliz e como uma condição para obter sucesso pessoal, académico, profissional e económico.
Uma Escola que valoriza, apoia e investe no envolvimento dos estudantes, circunscreve a sua atuação na linha da promoção de uma educação proativa, do respeito da pessoa e da inteligência do aluno. As dinâmicas educativas de empoderamento devem também ser dinamizadas por profissionais competentes e assertivos. O presente trabalho, tem como principal objetivo o levantamento e apresentação de estratégias de empoderamento e motivação, que podem ser desenvolvidas na Escola em articulação com a família e comunidade envolvente.


Palavras chave: Alunos; Motivação; Envolvimento dos alunos; Empoderamento.












EMPOWERMENT AND MOTIVATION DYNAMICS OF STUDENTS IN SCHOOL


Abstract
Expectations regarding the role of the School in society go through this to be able to provide, in a democratic and inclusive way, the harmonious development of the new generations and their good academic performance. However, the School is more than a space and time to acquisition knowledge, techniques, technologies and practices. It comes with a mission to empower and support their students in developing their personal and social skills, in stimulating, rewarding, innovative, enriching and security environments. Only in this way can facilitate learning and meaningful life experiences, to guide and stimulate thought and action of each student in order to feel motivated to design their life project.
We know that to think and act productively you have to be motivated, just like that, one can study, learn and invest. Driven by an intrinsic motivation, it is expected that students accept the challenge to obtain and exercise their own abilities. However, one must realize the meaning of what you do and know that you can count on a positive support structure, in particular, the time to persist in achieving the objectives. Therefore, the diverse dynamics of empowerment, motivation and engagement of students in School seek to grasp the good ideas of each and promote its positive cognitive, creative and enterprising styles. Each student is required to participate in the challenge of building their own training. Thus, the education provided is understood as a value, personal responsibility, an asset to the development of a happy personality and as a condition for personal, academic, professional and economic success.
A School that values supports and invests in student involvement, limited its actions in line with the promotion of a proactive education which respect the person and the student's intelligence
Educational empowerment dynamics should also be streamlined by competent and assertive professionals. This work has as main objective the collection and presentation of empowerment strategies and motivation, which can be developed at the School in conjunction with the family and the surrounding community.


Keywords: Students; Motivation; Student Involvement; Empowerment.

Author(s):

Maria Cristina Faria    
Instituto Politécnico de Beja
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC