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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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274.Desmotivação de estudantes e tendências pedagógicas de seus professores: breve etnografia no norte do estado do Espírito Santo, Brasil.

Enquadramento Conceptual: A despeito das leis e parâmetros curriculares brasileiros, o cotidiano escolar não se mostra motivado na construção do saber, mas na educação conteúdista, praticada por meio de pedagogia tradicional. A etnografia da prática escolar, através da imersão, busca o entendimento dos conflitos sociais. Podendo ser um mote na transformação democrática e participativa da escola. Objetivos: o trabalho visou investigar a desmotivação de estudantes da Educação Básica e tendências pedagógicas de seus professores, no norte do Espírito Santo, Brasil. Metodologia: observações participantes foram realizadas por quatro anos, em 6 escolas. Foi analisado o funcionamento da escola no âmbito institucional, inter-relacional, e socioeconômico-cultural. Com relação às práticas pedagógicas, foram entrevistados 26 licenciados da região, com as perguntas: (1) quais as tendências pedagógicas são existentes na universidade? (2) como isso implica na formação dos atuais graduandos? (3) como as tendências pedagógicas conhecidas pelos professores refletem na prática de ensino escolar? Resultados: observações participantes constataram que os estudantes da Escola Básica valorizam o professor que explica de maneira clara e com o linguajar mais próximo ao deles. Demonstram satisfação em ter professores que derrubam a hierarquia, atuam com maior proximidade junto ao aluno e possuem bom humor. Constatou-se que, atividades práticas são mais motivadoras do que atividades passivas. Os alunos que “testam” os professores com rebeldia, ou apatia, nas aulas expositivas, tornam-se grandes parceiros nas atividades práticas. Para os licenciandos, a prática docente detêm-se na pedagogia tradicional, e o que faria da aula algo diferente, na visão deles, seria a introdução de aulas práticas em laboratório, campo, jogos didáticos, ou atividades fora da sala. As tendências pedagógicas pós-críticas são conhecidas pelos licenciandos, especialmente no que tange ao multiculturalismo. Contudo, salvo exceções (30% dos resultados), a prática docente dos professores e licenciandos permanece com traços fortemente tradicionais, a despeito da inclusão de materiais didáticos diferenciados. Conclusão: Faz-se necessário atender aos anseios dos estudantes pelas aulas participativas, e democráticas, como elemento motivador para o envolvimento dos mesmos. Os dados da pesquisa foram apresentados a professores de Licenciatura da região e serão utilizados para o redirecionamento de ações na formação inicial e continuada de licenciados.

Author(s):

Erica Duarte-Silva    
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas- CEUNES- Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Josivânia Ribeiro Oliveira    
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- CEUNES- Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Fabíola Rodrigues Salcides    
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas- CEUNES- Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Ana Celina Rodrigues Salcides    
Psicopedagoga clínica. Vila Velha-ES
Brazil

Jair Miranda de Paiva    
Departamento de Educação e Ciências Humanas. CEUNES. Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Gustavo Machado Prado    
Departamento de Educação e Ciências Humanas. CEUNES. Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

Marcos da Cunha Teixeira    
Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas. CEUNES. Universidade Federal do Espírito Santo
Brazil

 

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