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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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273.Qualidade de vida em campanhas de motivação para a prevenção na área da deficiência auditiva /surdez.

Qualidade de vida em campanhas de motivação para a prevenção na área da deficiência auditiva /surdez.
Resumo
Enquadramento Conceptual: O presente trabalho se propõe a registrar a experiência de construção coletiva entre todos os atores do cotidiano da instituição nas campanhas escolares com vivências sobre Qualidade de vida implicando as questões da sexualidade nas demandas de prevenção ao uso indevido de drogas e as questões comportamentais na convivência social na abordagem de ética e cidadania: hábitos, atitudes e valores para a vida da pessoa com deficiência auditiva/surdez. Objetivos: Oportunizar aos profissionais da instituição um espaço de formação continuada com reflexões e fundamentação teórica sobre os temas que contemplam a diversidade e implicações para as pessoas com deficiências. Retomar com as famílias dos alunos com deficiência as reuniões de grupos de pais para refletir sobre as dificuldades atuais na educação do filho com deficiência auditiva em relação a diversidade e inclusão social. Oportunizar aos alunos com deficiência auditiva o espaço de reflexão e produção sobre os preconceitos e dificuldades enfrentados referentes a temática da diversidade no social. Oportunizar a construção coletiva com docentes e familiares na campanha de qualidade vida de uma metodologia de trabalho lúdica e criativa como um instrumento facilitador para os alunos com deficiência auditiva se apropriar de conceitos sobre a diversidade. Sistematizar as produções realizadas durante a semana de qualidade de vida como referencial teórico/prático desta temática para os diferentes níveis etários dentro da Instituição. Metodologia: Construção coletiva, campanha motivacional e preventiva. Esta campanha acontece anualmente na EPHETA- Instituição especializada na área da deficiência auditiva/ Surdez que possui metodologia pedagógica própria e específica para o ensino da língua portuguesa em dois eixos: audição, voz e fala e leitura produção e análise linguística para o deficiente auditivo. Resultados: Construção de cultura institucional para prevenção com formação permanente dos profissionais, diminuição de ocorrências de uso indevido de drogas e situações de risco. Conclusão: Os pressupostos inclusivos motivam e justificam no contexto educacional abordar as temáticas geradoras de preconceito e exclusão diante da diversidade na educação e nas especificidades desta clientela.

Author(s):

ELIANES TEREZINHA KLEIN    
EPHETA - AEFS PR
Brazil

 

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