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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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272.ASSEMBLEIA ESCOLAR: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DOS VALORES E DE MOTIVAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO ÉTICA E DEMOCRÁTICA

ASSEMBLEIA ESCOLAR: ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DOS VALORES E DE MOTIVAÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO ÉTICA E DEMOCRÁTICA

Resumo


O texto descreve algumas vivências com o trabalho de assembleia escolar com alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho favorece a construção da autonomia moral e consequentemente amplia o envolvimento dos alunos na vida escolar. Na escola os valores se manifestam de diferentes maneiras e de forma geral podemos observar, atualmente, maior presença de bullying, situações de intolerância, de exclusão, falta de compromisso, de cumprimento às regras, entre outros. Estamos assistindo a um rearranjo moral, ao aparecimento de novas modalidades de relacionamentos, à valorização de determinadas virtudes, a novas inquietações éticas e não a uma volta a condição pré-moral. ( Taille, 2009 ).Diante desse cenário, as assembleias escolares são práticas educativas que proporcionam ambientes favoráveis à construção de valores que promovem a autonomia moral. Observamos que essas vivências garantem a troca de ideias, de opiniões, a argumentação, possibilita o avanço do entendimento das regras, dos princípios básicos de justiça, tolerância, solidariedade, respeito às diferenças, a compreensão dos direitos e deveres que motivam a participaçao ética na vida escolar. As conclusões trazem indícios de que a prática das assembleias escolares, pautadas nos valores universais, ampliam as possibilidades de resolução de conflitos e promovem a reflexão sobre as diferentes maneiras de agir, permitindo que os alunos compreendam o mundo que está ao seu redor e sintam-se motivados a resolver seus conflitos com maior autonomia. Uma escola democrática pretende que os alunos e alunas sejam protagonistas da própria educação e que o façam participando ou tomando parte direta em todos aqueles aspectos do processo formativo possíveis de deixar em suas mãos (Puig, Martín, Escardíbul & Novella 2000).



Palavras-chave: valores, ética, autonomia, assembleia escolar, participação, conflitos.



Referências bibliográficas:

La Taille, Y.; Menin, M. S. S.( 2009 ). (org) Crise de valores ou valores em crise? Porto Alegre: Artmed.

Tognetta, L. R. P.; Vinha, T. P.( 2007 ). Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado de Letras.

Puig J. M., Martín X., Escardíbul S., Novella A. M. ( 2000 ) Democracia e participação escolar: propostas de atividades. o Paulo: Moderna.

Author(s):

Geórgia Helena Bueno Nery Garcia    
Escola Comunitária de Campinas
Brazil

Simone Andrade Hofstätter    
Escola Comunitária de Campinas
Brazil

 

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