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270.Práticas de Literacia na família e perceção de papel dos pais – o estatuto sociocultural como variável diferenciadora
As especificidades culturais e sociais das famílias parecem ser explicativas da diversidade de ambientes de literacia familiar, das práticas desenvolvidas pelos pais junto dos filhos, das ideias que os pais têm sobre o seu papel e sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita ou ainda no estilo e na qualidade de interação nas atividades de literacia. Esta investigação pretendeu analisar se o estatuto sociocultural dos pais, introduzia alguma diferenciação no tipo de crenças sobre a aprendizagem da leitura e escrita e sobre o seu papel, nas práticas no ambiente de literacia familiar. Contámos com a participação de 198 pais de crianças a frequentar o último ano do ensino pré-escolar(estatuto sociocultural baixo e médio/alto). Para a recolha de dados utilizámos quatro instrumentos que caracterizam: 1) as crenças dos pais sobre a aprendizagem da leitura e escrita; 2) as crenças sobre a importância do papel dos pais; 3) as práticas de literacia familiar; 4) o ambiente de literacia familiar. Os resultados evidenciam algumas diferenças entre as famílias com estudo sociocultural distinto. Verificámos que os pais de estatuto sociocultural baixo apresentam ideias distintas sobre o seu papel no apoio aos filhos uma vez que consideram que este é mais de ensinar (letras, palavras, etc) e não tanto de promover uma abordagem funcional. Para além disso as suas crenças sobre a forma como as crianças aprendem também são diferentes. Constatámos também diferenças em função do estatuto sociocultural no que diz respeito ao tempo que os pais despendem para a leitura junto dos filhos, à frequência de leitura de histórias, à compra e quantidade de livros existentes em casa. Estes resultados serão discutidos tendo em conta as implicações para a intervenção junto das famílias.Author(s):
Patrícia Pacheco
Portugal
Lourdes Mata
CIE_ISPA, ISPA-Instituto Universitário
Portugal