Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

27: A TERRA REVELA SUA HISTÓRIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA BAHIA (BRASIL)

O cidadão alfabetizado cientificamente é aquele capaz de tomar decisões baseadas nos conhecimentos científicos que possui. Segundo Bowring (2014), ampliar a alfabetização sobre Ciências da Terra deve ser um objetivo crucial para a “administração do planeta” porque em determinados momentos da vida tomaremos decisões que seriam melhor apreciadas com conhecimentos geocientíficos básicos. Meios não formais de ensino e mídia já exercem um papel importante na difusão desses conteúdos, mas as escolas brasileiras caminham a passos lentos, ainda que os Parâmetros Curriculares Nacionais reconheçam a importância das Geociências para a formação escolar e cidadã. Esta pesquisa apresenta resultados referentes à motivação e envolvimento de alunos do Ensino Fundamental com conteúdos de Geociências através da oficina “A Terra Revela sua História”, realizada numa escola pública de Salvador-Bahia-Brasil. Vinte e nove estudantes participaram voluntariamente da intervenção teórico-prática, realizando atividades de identificação de réplicas de fósseis, montagem de linha do tempo, narrativa sobre a história da Terra e produção de jogos didáticos. Para a maioria foi o primeiro contato formal com conteúdos geocientíficos. Atividades que valorizaram o conhecimento prévio dos alunos e os colocaram como protagonistas do aprendizado foram mais proveitosas e motivadoras, pois eles sentiram-se confiantes e apreciados. Os estudantes também expuseram informações (por vezes equivocadas) adquiridas principalmente em revistas e documentários, revelando que mesmo crianças já trazem informações geocientíficas adquiridas fora da escola. Esperamos que a discussão aqui realizada aponte a importância do ensino da história da Terra e da inclusão curricular de temas de Geociências para a formação escolar básica.

Author(s):

Rafaela Santos Chaves    
Universidade Federal da Bahia
Brazil

Josefa Rosimere Lira da Silva    
Secretaria Municipal de Educação - SMED
Brazil

Simone Souza de Moraes    
Universidade Federal da Bahia
Brazil

Rejâne Maria Lira da Silva    
Universidade Federal da Bahia
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC