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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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269.Estratégias para o ensino das artes no 1.º Ciclo do Ensino Básico - O caso da Expressão Plástica

Enquadramento Conceptual: Nas palavras da Lei de Bases do Sistema Educativo Português (Lei n.º 49/2005, de 30 de Agosto), o Ensino Básico, deve proporcionar aos alunos a aquisição de saberes, capacidades, atitudes e valores. Com base nesta orientação, e de forma a estruturar o ensino das Expressões Artísticas no 1.º Ciclo, foi desenvolvido pelo Ministério da Educação o Programa de Educação Estética e Artística em Contexto Escolar (2010), que abrange, atualmente, mais de 100 Agrupamentos de Escolas do país.
Em termos conceptuais o Programa possuiu um caráter multissensorial e interpretativo, estruturado em três eixos: fruição-contemplação (observação de obras de arte, desfrutando da diversidade de estímulos que estas transmitem), interpretação-reflexão (diálogo argumentativo acerca das obras, explorando o significado e sentido que têm para cada um) e experimentação-criação (exploração de ideias e manipulação de materiais para se produzir algo).

Objetivos: O estudo que se apresenta guiou-se pelo seguinte objetivo: verificar a concretização pedagógico-didática da Expressão Plástica, em escolas que adotaram e não adotaram o mencionado Programa.

Metodologia: Para concretizar esse objetivo, operacionalizou-se o referido Programa em 16 sessões, com a duração de 1 hora cada, que se desenvolveram em 9 turmas, pertencentes ao mesmo Agrupamento de Escolas. A amostra foi constituída por 3 escolas, 9 professores e 164 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Essas turmas foram comparadas com outras, onde o Programa não foi adotado. Neste caso, a amostra foi constituída por 8 turmas, pertencentes a dois Agrupamentos de Escolas distintos, o que corresponde a 3 escolas, 8 professores e 142 alunos. Trata-se de um estudo de caráter quase-experimental, correspondendo as primeiras turmas ao grupo experimental e as segundas ao grupo de controlo. Realizou-se pré-teste e pós-teste em ambos os grupos.

Resultados: Os dados recolhidos até ao momento permitem-nos considerar que as turmas que beneficiaram da operacionalização do Programa manifestaram uma maior evolução em termos de discurso estético e artístico, face às turmas que não beneficiaram dele.

Conclusão: Esperamos que esta investigação clarifique a importância do ensino das artes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, realçando as estratégias inerentes ao Programa de Educação Estética e Artística.

Author(s):

Raquel Mateus    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal

Maria Helena Damião    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal

Maria Isabel Festas    
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal

 

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