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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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268.Programas de intervenção com crianças em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem e motivação para a leitura

Enquadramento Conceptual: Vários estudos têm-se dedicado a investigar os efeitos de programas de intervenção de escrita e de consciência fonológica na aquisição da leitura, focando-se essencialmente nas competências psicolinguísticas neles envolvidos e não tanto no impacto motivacional que esses programas podem possuir para a aprendizagem da leitura no início da escolaridade. Tendo em conta que o insucesso escolar pode ser determinado por fatores motivacionais e afetivos, importa saber de que modo estes programas podem influenciar a motivação das crianças para a sua aprendizagem, especialmente de crianças identificadas como estando em risco de desenvolver dificuldades nessa área. Objetivo: Analisar o impacto de programas de intervenção a pares (escrita em interação e consciência fonológica) na motivação para a leitura em crianças do 1º ano em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem. Metodologia: Participaram neste estudo 52 crianças de 3 escolas da região de Lisboa com baixo desempenho em provas de consciência fonémica, conhecimento das letras, leitura e escrita de palavras. Constituíram-se três grupos: G1 - programa de escrita em interação; G2 - programa de consciência fonológica; G3 - grupo de controlo (leitura de histórias). Por questões éticas, no final do estudo, o G3 beneficiou do programa de escrita em interação. Cada programa era composto por 12 sessões, bissemanais, de 30 minutos, desenvolvido a pares. A motivação para a leitura foi medida em dois momentos, antes e depois dos programas, tendo-se recorrido à escala Eu e a Leitura (Monteiro & Mata, 2001), composta por 3 subscalas: Prazer/Valor, Autoconceito e Reconhecimento. Os grupos eram equivalentes, à partida, nas diversas subescalas de motivação. Resultados: No final, foram encontradas diferenças significativas para cada uma das subescalas entre o G1 (escrita) e os dois restantes grupos (G2 e G3), sendo o G1 aquele que possui os níveis de motivação mais elevados em todas as dimensões e o G3 o que possui os valores mais baixos. Conclusão: Este estudo constitui-se como ponto de partida para compreender, de um ponto de vista pedagógico, que tipo de intervenção pode ser mais vantajosa na promoção da motivação para a leitura em crianças em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem nesta competência.

Author(s):

Liliana Salvador    
CIE - Centro de Investigação em Educação; ISPA - Instituto Universitário
Portugal

Margarida Alves Martins    
CIE - Centro de Investigação em Educação; ISPA - Instituto Universitário
Portugal

 

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