Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

267.CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE

Enquadramento conceptual: A Psicologia Histórico-Cultural, que tem como principal precursor o teórico russo Lev Vigotski, oferece grandes contribuições ao ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica, baseada no materialismo histórico-dialético. Partindo da visão de que o desenvolvimento humano é um processo histórico e cultural, guiado pelas relações sociais que os sujeitos estabelecem, essa vertente teórica tem muito a contribuir para a educação formal de adolescentes, especialmente em contextos específicos. No Brasil, os adolescentes que cometeram atos infracionais e foram sentenciados ao cumprimento de medidas socioeducativas possuem o acesso à educação formal enquanto estão privados de liberdade. Objetivos: Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a educação formal ofertada a adolescentes em privação de liberdade no Distrito Federal, Brasil. Metodologia: Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais acerca do projeto político pedagógico das escolas de duas unidades de internação do sistema socioeducativo, bem como visitas e entrevistas com os respectivos diretores das escolas. Resultados: Diante dos dados coletados, compreendemos que a educação formal oferecida nesse espaço, que se assemelha a uma prisão, carece de uma perspectiva crítica que leve em consideração as particularidades do contexto no qual se dá o processo de ensino-aprendizagem no sistema socioeducativo. Conclusão: Compreendemos que, para a oferta de uma educação que seja, de fato, promotora de desenvolvimento e de mudanças de projetos de vida, faz-se necessário fomentar espaços que rompam com a lógica da educação bancária e que forneçam subsídios para a emancipação política dos adolescentes que estão em privação de liberdade.

Author(s):

Candida Souza    
Universidade de Brasília
Brazil

Daniele Nunes Henrique Silva    
Universidade de Brasília
Brazil

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC