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266.A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA
A interdisciplinaridade é um conceito presente em descrições sobre o contexto educacional destacando que o conhecimento nas práticas educacionais é promovido pela troca de informações e saberes acerca de diferentes áreas do conhecimento. Nesta perspectiva obtém-se que no espaço educacional, que é a escola, os professores que possuem formações e informações sobre variáveis a respeito da promoção da saúde, tem meios de promover estratégias diferenciadas para a solução de problemas reais e sociais das práticas educacionais. Este artigo tem por objetivo expor o envolvimento de professores do ensino fundamental acerca da compreensão da segurança do trabalho no contexto educacional, bem como, a compreensão da promoção da saúde de professores por meio da segurança do trabalho. Definindo-se como um estudo qualitativo, realizaram-se entrevistas com 16 professoras em duas escolas do Ensino infantil e fundamental localizadas em um Município no Norte Central do Paraná, Brasil. As informações obtidas por meio das entrevistas semiestruturadas, foram analisadas com base na análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se que das participantes desta pesquisa, apenas uma havia tido em toda usa vida profissional um treinamento sobre segurança do trabalho, contudo a maioria, treze professoras, entenderam a importância do tema, citando mudanças ambientais concernentes a temática em questão e que de fato melhorariam a segurança da comunidade escolar como um todo. Observa-se, assim, que a compreensão sobre promoção da saúde das professoras que participaram do estudo, dentro do contexto da segurança do trabalho, referiu-se à importância em se capacitar para o enfrentamento de situações de emergência e melhor avaliação e possíveis riscos ocupacionais, o que ficou demonstrado nos resultados finais, nos quais, todas manifestaram interesse em participar de uma formação/capacitação sobre saúde e segurança do trabalho. Tais considerações indicam que as professoras visam envolver-se com questões interdisciplinares que promovam a saúde, ou o bem estar delas e dos alunos, mas não sabem ou desconhecem como poderiam direcionar ou realizar estratégias educacionais interdisciplinares que promovam segurança no trabalho dos próprios profissionais da educação.Author(s):
Daniel Souza de Oliveira Correa
Universidade Estadual de Londrina
Brazil
Regiane da Silva Macuch
UniCesumar - Centro Universitário de Maringá
Brazil
Leticia Fleig Dal Forno
UniCesumar - Centro Universitário de Maringá
Brazil