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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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265.Desempenho académico, competências transversais e factores pessoais

Desempenho académico, competências transversais e envolvimento dos alunos

A proposta de comunicação resulta de uma investigação, no âmbito da tese de doutoramento, já concluída e discutida.

Quadro conceptual: A análise do insucesso escolar precedeu uma investigação sobre os modelos de análise, para o qual seleccionámos os modelos eclécticos que consideram vários factores: aluno, contexto socioeconómico, escola, ou vários factores que concorrem para o desempenho académico, nomeadamente em competências transversais.
Objetivos: Conhecer os padrões de desempenho dos alunos, perante a mesma competência a áreas curriculares diferentes: geografia, matemática, língua portuguesa; Determinar os fatores de influência no desempenho; Construir um questionário com informações complementares: interesse, motivação, hábitos de estudo, gosto pelas áreas curriculares, condições de estudo em casa e na escola. Explorar relações entre variáveis.
Metodologia: Trata-se de um estudo de carácter exploratório. Construímos o instrumento e analisámos os resultados utilizando a estatística descritiva, análise fatorial e correlacional.
Resultados: Existe um desempenho semelhante às três áreas curriculares em competência leitora e comunicação de dados, apesar de não serem estatisticamente significativos. A memorização de conceitos é semelhante às três áreas. A matemática apresenta os melhores resultados. Constatámos que as alunas apresentam melhores resultados a matemática o que contraria os estudos internacionais.
Conclusões: Os alunos com hábitos de estudo apresentam melhores resultados, tal como os que têm interesse e gosto pela área curricular. As áreas urbanas apresentam melhores resultados. As condições oferecidas na escola e em casa são importantes no desempenho e a repetição não revela melhor desempenho académico. Os estudos sobre interesse e valorização social das áreas curriculares e esforço na ótica dos alunos devem ser aprofundados.

Author(s):

Elisabete Fiel    
Agrupamento de Escolas de Borba -Ministério da Educação
Portugal

Eloísa Guerrero    
Universidad Extremadura
Spain

Lorenzo Blanco    
Universidad de Extremadura
Spain

 

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