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263.ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA: PERCEÇÕES E CRENÇAS FACE AO ABANDONO ESCOLA PRECOCE
Enquanto constructo multidimensional associado a comportamentos e sentimentos dos alunos face à escola, o envolvimento escolar beneficia do crescente interesse da comunidade científica, quer como elemento de determinação do desempenho académico, quer como solução para alguns dos problemas do ensino e da educação, (Miranda & Veiga, 2014).Dado que a perceção dos alunos face ao ambiente escolar parece influenciar quer o seu envolvimento, quer o desempenho (Fall & Roberts, 2012), e dada a preponderância dos professores e da família na construção de sentimentos de pertença e de apoio social, interessou-nos identificar algumas das perceções e crenças manifestadas por alunos com situações de AEP, relativamente à escola e aos atores que a incorporam.
O trabalho mobiliza metodologias qualitativas, com recurso à análise de conteúdo da informação recolhida através de inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, junto de alunos do da região de Rio Maior, que abandonaram a escola precocemente.
Os resultados do trabalho, ancorados num conjunto restrito de categorias de análise, favorecem a reflexão em torno da problemática do envolvimento dos alunos, na certeza de que a identificação de componentes cognitivo-comportamentais ligadas ao processo de decisão de abandonar a escola, não só favorecem a discussão em torno desta temática, como poderão viabilizar estratégias de intervenção mais ajustadas.
Author(s):
João Paulo Colaço
Escola Profissional de Rio Maior
Portugal
Anabela Vitorino
ESDRM Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Portugal