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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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262.Envolvimento dos pais no apoio à escolaridade e motivação dos filhos para as tarefas escolares

A importância do envolvimento dos pais na escolaridade dos filhos é hoje indiscutível. Nos últimos anos alguns trabalhos têm procurado evidenciar não só quais os seus benefícios para os filhos, como também que fatores condicionam ou potenciam a frequência e o tipo de envolvimento. Alguns modelos teóricos têm surgido, de modo a enquadrar as diferentes variáveis e processos envolvidos. Entre estes modelos, os de Hoover-Dempsey, Grolnick e Eccles e Harold no seu conjunto realçam a importância de variáveis como as habilitações dos pais, as suas crenças e as suas motivações, para se poder compreender o seu envolvimento. A investigação tem evidenciado que o envolvimento dos pais pode ter impacto a diferentes níveis como no rendimento académico, a motivação, o comportamento.
Assim, este estudo pretende analisar de que modo as práticas de envolvimento dos pais, as suas motivações para o apoio à escolaridade dos filhos e as expetativas de sucesso podem estar relacionadas com a motivação dos seus filhos para os trabalhos escolares.
Participaram 100 pais e respetivos filhos a frequentar o 2º e 3º ciclos de escolaridade e cujas habilitações das mães eram diversificadas. Os pais responderam a um questionário que caraterizava dois tipos de práticas de envolvimento (Comunicação e Apoio) e as suas motivações para apoiarem os filhos (Realização/Utilidade/Satisfação). Os filhos responderam a um outro questionário que caraterizava a sua perceção sobre as expetativas dos pais em relação ao seu desempenho académico e a sua motivação para a realização dos trabalhos escolares (regulação Interna - RI/Externa-RE). Através de uma análise de regressão hierárquica com quatro blocos de variáveis (background - desempenho, género, habilitações da mãe; práticas de envolvimento; motivação dos pais; expetativas percecionadas) pudemos constatar que: estas variáveis só mostraram explicar a RI) dos alunos não sendo significativo o seu efeito para a RE; a motivação dos pais não trouxe acréscimo significativo na variância explicada da RI; entre todas as variáveis as que mostraram impacto significativo foram as habilitações da mãe, o desempenho dos alunos, as práticas de apoio e a perceção das expetativas dos pais. Estes dados serão discutidos em termos das suas implicações e face aos referenciais teóricos.

Author(s):

Lourdes Mata    
CIE-ISPA , ISPA-Instituto Universitário
Portugal

Isaura Pedro    
ISPA-Instituto Universitário
Portugal

Sara Cunha    
ISPA-Instituto Universitário
Portugal

Diogo Meneses    
ISPA-Instituto Universitário
Portugal

 

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