Full Program »
260.ENVOLVIMENTO NA ESCOLA: NÓS E OS NOSSOS CONTEXTOS
Recentemente, tem-se vindo a verificar um aumento do interesse teórico e de investigação em relação à motivação e envolvimento do/a estudante em atividades e contextos escolares, sendo estes constructos vistos como passíveis de minorar as elevadas taxas de abandono escolar e os fracos resultados académicos.O envolvimento do/a estudante na escola tem sido conceptualizado como fortemente relacionado com a ligação e sentimento de pertença à escola, sendo constituído por quatro dimensões: afetiva, comportamental, cognitiva (Lam & Jimerson, 2008) e agenciativa (Veiga, 2013). O modelo teórico de Lam e Jimerson procura também explicar de que forma fatores contextuais (designadamente o contexto de relacionamento social) e pessoais (crenças motivacionais) influenciam o envolvimento do/a aluno/a na escola e seus impactos na realização académica, comportamento e funcionamento emocional. Os fatores contextuais ser fundamentais para um maior envolvimento académico por parte do/a estudante.
Neste quadro conceptual, este Simpósio apresenta um conjunto de cinco investigações realizadas na região Alentejo, centradas em fatores contextuais que podem influenciar o envolvimento dos/as estudantes na escola, a sua motivação, bem-estar e realização académica. São, assim, explorados fatores como a perceção de suporte social, relações com pares, família e professores/as, comportamentos agressivos e disruptivos e sua influência no envolvimento, bem-estar e resultados académicos.
A análise de tais relações entre fatores antecedentes do envolvimento e seus outcomes pode permitir uma melhor compreensão dos aspetos e contextos passíveis de intervenções (psicológicas e educacionais) passíveis de potencializar o envolvimento do/a estudante na escola e contribuir para o seu desenvolvimento saudável e feliz, na e com a escola.
Author(s):
Madalena Melo
Universidade de Évora
Portugal
Luísa Grácio
Universidade de Évora
Portugal
Cláudia Candeias
Colégio Salesianos de Évora
Portugal
Cristina Fonseca
Universidade de Évora
Portugal
Eugénia Bizai
Universidade de Évora
Portugal
Sofia Pestana
Universidade de Évora
Portugal
Sónia Silva
Universidade de Évora
Portugal