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258: A RELAÇÃO FAMÍLIA E PROFESSORES EM UMA ESCOLA DE PRESTÍGIO
Esta pesquisa trata da escolha do estabelecimento escolar pelas famílias em busca do sucesso escolar, compreendido, na ótica de Pierre Bourdieu (2011), como empreendimentos familiares e escolares que tendem a funcionar como estratégias de manutenção de classe, considerando que as famílias das frações mais altas das classes médias traçam trajetórias escolares para seus filhos investindo numa agregação cultural, de modo que possam lidar bem com a herança que receberão, diferentemente das classes populares, que fazem a escolha do necessário. Tem como objetivo compreender o papel tanto dos professores como da família, em especial as estratégias adotadas pela classe média campo-grandense, na escolha dos estabelecimentos escolares, como também, a constituição do perfil docente dessa escola de prestígio. A metodologia é sustentada na coleta de dados dentro de técnicas reconhecidas no campo científico, preferencialmente, as técnicas: survey e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam, na relação família-escola, um aumento das estratégias de escolarização, que vão desde consulta aos sites das escolas a serem escolhidas até o monitoramento da vida escolar dos estudantes e a sua internacionalização, possibilitando que o capital cultural valide o patrimônio cultural. Esse conjunto configura a parentocracia, ou seja, o papel familiar nas estratégias educacionais para além da meritocracia. Compreendeu-se que é quando se tem um “conjunto” onde cada peça funciona em sintonia com a outra que se obtêm resultados favoráveis, sendo imprescindíveis alguns elementos fundamentais: primeiro, uma escola que ofereça os meios materiais, organizacionais e relacionais necessários ao desenvolvimento de um bom trabalho por parte de seus docentes e outros agentes educacionais, que invista na formação continuada e na qualificação do corpo docente e dos outros agentes educacionais, que tenha uma infraestrutura que funcione, que as questões educacionais sejam tratadas com seriedade por seus gestores e equipe técnica; segundo, uma família participativa, que não delegue suas funções à escola, mas que seja um suporte para o seu dependente e terceiro, um aluno comprometido com a escola, com o seu aprendizado, que responda às exigências dos educadores, um aluno disciplinado, que tenha por objetivo não perder o foco: o sucesso escolar.Palavras-chave: família, professores, escola de prestígio, estratégias de escolarização.
Author(s):
Jacira Helena do Valle Pereira Assis
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
Brazil
Miriam Ferreira de Abreu da Silva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
Brazil