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256: PROJETO NÓS PROPOMOS!: A MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA COMUNIDADE
PROJETO NÓS PROPOMOS!: A MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA COMUNIDADEO Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica pretende conjugar o esforço de renovação de uma educação geográfica comprometida com a educação cidadã com o apelo crescente à participação pública nas tomadas de decisão sobre o território local.
O Projeto tem por principais objetivos: promover uma ativa cidadania territorial junto dos alunos; aproximar o poder local das comunidades através das escolas; valorizar o Estudo de Caso, na disciplina de Geografia do ensino secundário, como espaço curricular de ensino experimental sobre problemas locais; fomentar redes de cooperação entre atores locais, como universidades, escolas, autarquias, associações locais e empresas. Os alunos, organizados em grupos, identificam problemas locais relevantes e que pretendem pesquisar; realizam trabalho de campo sobre esses problemas; têm sessões de trabalho com as autarquias sobre os Planos Diretores Municipais, que os ajudam a enquadrar os seus projetos. Uma empresa, a Esri Portugal, apoia a construção de mapas pelos alunos. No final do ano letivo, todas as propostas dos alunos são apresentadas num Seminário Nacional na Universidade de Lisboa e partilhadas junto da comunidade, em especial junto das autarquias, que se pretendem mobilizar para o Projeto. Os resultados são as propostas dos alunos, agora também publicadas em dvd, mas, sobretudo, a formação cidadã dos alunos. Os alunos revelam habitualmente uma grande adesão ao projeto. Esta é uma metodologicamente simples e que mobiliza um espaço curricular oficial (o referido Estudo de Caso), apesar de habitualmente esquecido, por não ser sujeito a avaliação externa, através dos exames. O sucesso do Projeto Nós Propomos!, presente em todo o país e agora também no Brasil, demonstra que é possível a pequena utopia de mobilizar os jovens para a resolução dos problemas da comunidade.
Author(s):
Sérgio Claudino
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal
Carlos Gonçalves
Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal
Miguel Padeiro
Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal
Pedro Guimarães
Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal
Ricardo Garcia
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal
Rui Santos
Centro de Estudos Geográficos - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Portugal