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253: Tutorias no Ensino superior – influência da relação tutor-tutorando na avaliação do programa de tutorias
O impacto positivo das tutorias no envolvimento e adaptação do estudantes do Ensino Superior à vida académica é sustentado por vasta evidência empírica, contribuindo para este efeito as características dos contactos e da relação entre tutor-tutorando.O presente estudo tem como objectivos: 1) apresentar os resultados da avaliação do ano piloto do programa de tutorias realizado na Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa (PT); 2) identificar as características da relação tutor-tutorando que estão relacionadas como uma avaliação positiva do PT, pelos tutorandos; 3) avaliar em que medida a utilidade do PT para o tutorandos está relacionada com a realização das reuniões previstas no programa.
O PT abrangeu 221 estudantes e 17 tutores, estando previstas uma reunião grupal do tutor com os tutorandos no início do ano lectivo e uma reunião individual em cada semestre. Para a avaliação final do PT foram utilizados dois questionário on-line, um para tutores e outro para os tutorandos, respondidos por 51 tutorandos(23%) e 13 tutores(76,5%). A maioria dos tutorandos considerou o PT útil ou muito útil para se sentir mais motivado para o curso(63%), conhecer melhor o curso e atividade profissional(58,7%) e sentir mais à vontade no contacto com os professores(54,35%).
Na avaliação feita pelos tutores, a maioria refere ter feito a reunião grupal. Em média, cada tutor teve uma reunião individual com 60% dos tutorandos que lhe foram atribuidos. Os assuntos mais abordados relacionavam-se com o curso e profissão(28,5%), com questões pedagógicas(28,5%), administrativas(25%) e pessoais(17,9%).
Relativamente às características da relação tutor-tutorando, a perceção dos estudantes relativamente ao apoio do tutor está associado inversamente com o distanciamento(Phi=-0.507,p=0,001), com o constrangimento(Phi=-0.315,p=0,033) e com a espontaneidade da relação(Phi=-0.382,p=0,010). A proximidade, formalidade, autenticidade e descontracção não se relacionam significativamente com a perceção dos estudantes relativamente ao apoio dado pelo tutor.
Não foram encontradas diferenças significativas na utilidade do programa e na perceção de apoio do tutor quando comparados os estudantes que tiveram todas as reuniões previstas e os restantes.
Serão discutidos as implicações dos resultados e apresentadas as medidas já introduzidas, este ano, no PT.
Author(s):
Graça Andrade
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa-Instituto Politécnico de Lisboa
Portugal
Paula Macedo
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa-Instituto Politécnico de Lisboa
Portugal