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251: PARTILHA DE PODERES NA ESCOLA : UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA DEMOCRÁTICA1
No presente artigo apresenta-se um projeto de investigação sobre participação democrática dos jovens, que se desenvolveu numa escola pública E.B. 2+3 do centro de Lisboa, numa turma beneficiária do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) e em articulação com um projeto do Programa Escolhas.O principal objetivo desta investigação foi compreender e fortalecer a participação deste grupo-turma na escola e na comunidade envolvente, através da valorização dos seus pontos de vista, necessidades, sonhos, crenças e experiências vividas. Pretendeu-se assim promover uma cidadania crítica e democrática, através da criação de um ambiente encorajador, de apreço pelo compromisso, respeito mútuo, não-violência, onde se cultiva uma atmosfera de curiosidade e não-julgamento, onde a experiência e exploração de cada pessoa e história são valorizadas, onde se desenvolvem relações de confiança e verdade. Deste modo, procurou-se desenvolver competências para lidar com situações de desentendimento e controvérsia, para criar conjuntamente e valorizar pontos de vista diferentes e para contribuir para um ambiente de aprendizagem baseado nos valores da igualdade, liberdade e justiça.
Nesta investigação optou-se por uma metodologia participada, pelos vários atores (estudantes, pessoal docente, educadores/as do projeto Escolhas e diretor da escola). Procurou-se incentivar a cocriação, cogestão e copropriedade do processo ensino/aprendizagem para que os/as indivíduos compartilhassem a responsabilidade pelo espaço, o processo e a própria experiência vivida.
Nesta comunicação pretende-se analisar os processo experienciados, nomeadamente a abordagem educativa escolhida, holística, e com foco no aprender sobre, através e para a cidadania democrática. De entre os processos educativos vividos salientam-se o envolvimento ativo de estudantes no projeto Escolhas, como educadores (peer educadors), a organização de atividades propostas pelos/as alunos/as em sala de aula, a escolha das temáticas a serem abordadas em contexto de sala de aula de acordo com a vivências e necessidades do grupo-turma e a emergência de um projeto de continuidade com esta turma.
Author(s):
Ana Catarina Morgado
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal
Ana Paula Caetano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Portugal