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25: A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, INSTITUIÇÃO E PROFESSORES NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CRECHE.
Sabemos que no período de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na creche e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam na instituição educacional. Assim, faz-se necessário que a instituição compreenda estes sentimentos e que tenha alguns cuidados para que todos se sintam acolhidos em suas angústias e necessidades.A participação efetiva das famílias traz boas contribuições para o processo de adaptação, inicia a construção de um vínculo de confiança entre instituição e família,tornando a figura do professor como a primeira referência fora do contexto familiar e a creche como um lugar seguro para a criança. O objetivo principal é a parceria de cuidados e educação,onde o envolvimento da família na instituição se faz presente.A metodologia consiste em um bom planejamento que abordem questões próximas as famílias,atividades e ações que permitam essa aproximação. Uma ação imprescindível para este período adaptação foi realização de uma reunião individual com os pais para conversarmos sobre esse momento, clareando sobre o papel da instituição e seu funcionamento, tranquilizando-os, para que os mesmos possam compreender este momento. O resultado desta interlocução família, instituição e professor é a humanização do trabalho dentro da instituição, não se esquecendo dos princípios que norteiam a construção das relações humanas. Concluímos que não queremos nos pautar simplesmente no mecanicismo e nas questões burocráticas, mas na humanização da educação. Essa concepção precisa ser contemplada desde os primeiros dias na creche e ao longo de todo o processo educativo.Author(s):
Rosemary Silveira Barbosa
Unicamp
Brazil
Andréa Bia Peteam
Prefeitura de Campinas
Brazil
Maria Teresa Nascimento
Unicamp
Brazil