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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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245.MOTIVAR AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES (ESTUDO EXPLORATÓRIO)

O estudo insere-se no âmbito da educação para as emoções ao nível da educação infantil, pretendendo compreender as dificuldades das crianças em autoconhecer, identificar e controlar as emoções, para além desenvolver-lhes habilidades sociais e emocionais.
Enquadramento Conceptual: As emoções contribuem para o desenvolvimento e comunicação, para a motivação e para a organização do comportamento humano. A parte emocional é uma categoria importante nas operações mentais, incluindo a motivação, cognição e consciência, segundo a bibliografia consultada (Berrocal &Aranda, 2008; Bisquerra, 2003; Damásio, 1999; Salovey e Mayer, 2007; etc). Cada categoria é diferente uma da outra, já que a motivação é responsável pela realização de atos simples, enquanto a cognição permite-nos aprender com o meio que nos rodeia (resolução problemas). A emoção não se rege pelo tempo, mas sim tenta dar respostas às mudanças externas nas relações entre o indivíduo e o meio ambiente.
Objetivos: Os objetivos foram: desenvolver a capacidade de identificar, compreender e expressar emoções; conhecer as relações sociais gerando habilidades sociais; promover a capacidade de gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; desenvolver inteligência emocional, controlar os impulsos, promover o crescimento emocional e cognitivo.
Metodologia: É um estudo de caso (exploratório, descritivo, analítico) de metodologia qualitativa e na modalidade de investigação – ação (PIESP), com crianças de 4-5 anos de pré-escolar (N=24), numa escola de Castelo Branco, com a aplicação do Programa de Inteligência Emocional -Sentir e Pensar’ (PIESP) (sessões de atividades).Utilizámos as técnicas da observação em contexto de sala de aula; entrevistas semiestruturadas à educadora e pais; notas de campo. Observámos as reações dos sujeitos em estudo as suas rejeições e interações, as aceitações entre pares e quais os objetivos que estavam a aprender.
Resultados: O PIESP contribuiu para educação das emoções, havendo melhorias nas crianças, ao nível da identificação, autoconhecimento e habilidades emocionais. Elas interiorizaram e assimilaram os conhecimentos transmitidos pelo programa, havendo uma evolução ao nível do desenvolvimento emocional social.
Conclusão: Educar as emoções logo na educação infantil faz que as crianças saibam lidar com as suas situações emocionais e a dos outros, aumentando a concentração nas tarefas

Author(s):

ERNESTO MARTINS    
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Portugal

 

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