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243.ENVOLVIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: UMA ANÁLISE SOBRE A EVASÃO E ÊXITO.
Enquadramento Conceitual: De acordo com o Censo Escolar de 2014, o Brasil conta com cerca de 3,5 milhões de pessoas matriculadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da Educação Básica direcionada a alunos que não puderam completar os estudos durante o período regular, ao longo da infância e da adolescência. . A partir deste contexto, o PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos dentre outros. Objetivos: Buscando avaliar e contextualizar o envolvimento dos alunos neste Programa, o presente estudo teve como objetivo avaliar a permanência e êxito dos alunos do PROEJA no Campus Teresina Zona Sul, do Instituto Federal do Piauí – IFPI - analisando os fatores que os fizeram o alunado entrar no curso, concluí-lo ou os que fatores os fizeram evadir. Metodologia: Fazendo-se uso da pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo, foi construído posteriormente ao delineamento da pesquisa, um projeto pedagógico de curso que tentasse integrar os conteúdos da formação geral e da parte técnica. Depois disso foram realizados alguns encontros de capacitação com equipe atuante no PROEJA (Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Docentes), onde foi elaborado um cronograma organizando os dias das aulas e a logística para transporte e alimentação dos alunos. Durante o ano de 2014 e 2015, periodicamente foram realizadas reuniões entre às equipes para fazer o acompanhamento e avaliação dos alunos. Foram mensuradas as matrículas efetuadas, o tempo de permanência, o número de evasões e o êxito na conclusão do programa. Resultados: Constatou-se que, apesar da significativa demanda de jovens e adultos que precisam de elevação de escolaridade e de uma qualificação profissional, a iniciativa individual se revelou frágil. Os resultados obtidos demonstraram que os principais motivos da evasão foram: dificuldades familiares, financeiras e intelectuais. Conclusões: Percebeu-se que o baixo envolvimento dos alunos do PROEJA do IFPI Zona Sul, é resultado de vários fatores, como a falta de experiência didática dos docentes para atuar de forma efetiva com esse público alvo com exigências pedagógicas diferenciadas, a frágil auto estima do alunado que faz com que eles não acreditem em seu potencial acadêmico e o sobre tipo de profissionalização que está sendo oferecido. Os principais desafios para mudar esse quadro seriam uma formação profissional específica para educadores em EJA, organização curricular integrada e mecanismos e metodologias de assistência que favoreçam a permanência e êxito dos alunos, além de oferecer uma oferta de cursos integrados que leve em consideração os arranjos produtivos locais da região, mas sejam atrativos aos alunos.Author(s):
layane bastos dos santos
IFPI
Brazil
Miliana Augusta Pereira Sampaio
UNITINS
Brazil
Thays Ribeiro Torres Magalhães Xavier
ifpi
Brazil
maria aparecida e SILVA PEREIRA SOBREIRA
IFPI
Brazil
telma maria DO NASCIMENTO SANTOS
ifpi
Brazil
wládia martins ribeiro vieira
IFPI
Brazil
Eliza rodrigues de oliveira martins
IFPI
Brazil
regilane de oliveira andrade
IFPI
Brazil
ÉRICA LOURRANE LEÔNCIO LIMA
IFPI
Brazil
érica cristina rodrigues nascimento
IFPA
Brazil
Francisca Assunção Félix de Almeida
ifpi
Brazil
leonardo ayres cordeiro
puc minas
Brazil