Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

240.Desafios da educação inclusiva nas práticas avaliativas no ensino secundário: implicações para a formação de professores

Desafios da educação inclusiva nas práticas avaliativas no ensino secundário:
implicações para a formação de professores

Resumo

Esta investigação incide sobre a problemática da a análise da avaliação formativa dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em ambientes inclusivos, no ensino secundário, e de que forma a esta modalidade de avaliação é utilizadam para promover as suas aprendizagens destes alunos.
São objetivos fundamentais: i) Analisar as conceções e as práticas de avaliação para as aprendizagensformativa dos diferentes agentes educativos no ensino secundário; ii) Observar Descrever como são aplicadas as medidas educativas previstas no Decreto-Lei nº3/2008, de 7 de janeiro e preconizadas no PEI do aluno; iii) Conhecer de que forma os diferentes agentes educativos usam a avaliação para promover as aprendizagens nos alunos com NEE no ensino secundário; iv) Observar Identificar as principais potencialidades e constrangimentos na avaliação para as aprendizagens de alunos com NEE no ensino secundário; e v) Conhecer quais as necessidades de formação percecionadas por docentes do ensino secundário para a intervenção e avaliação de alunos com NEE.
Enquanto metodologiametodologiaA nível metodológico, será um estudo de natureza qualitativa baseada no estudo caso. Prevemos constituir uma amostra representativa e significativa do distrito de Lisboa, cujo critério inclui serem professores (regular e de educação especial), técnicos, famílias e alunos de agrupamentos e/ou escolas com ensino secundário, com alunos com NEE. Os participantes serão os professores (regular e de educação especial), os técnicos, as famílias e os alunos. Na recolha de informação, os procedimentos serão a pesquisa documental, o inquérito por questionário a validar, a técnica de grupo focal (focus group) e a observação naturalista para verificar analisar as conceções e as práticas de avaliação dos diferentes agentes educativos.
Pretende-se produzir conhecimento útil e apresentar recomendações e orientações sobre o processo de avaliação em contextos inclusivos, contribuindo para melhorar as práticas educativas e a aprendizagem de alunos com NEE no ensino secundário, no sentido de proporcionar uma educação de qualidade e que cumpra os requisitos de equidade e de justiça social.

Palavras-chave: avaliação, avaliação formativa, ensino secundário, educação inclusiva, alunos com necessidades educativas especiais.

Author(s):

Paula Nicolau    
Instituto de Educação
Portugal

Pedro Morato    
Instituto de Educação; Faculdade Motricidade Humana
Portugal

Sofia Santos    
Instituto de Educação; Faculdade Motricidade Humana
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC