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238.FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: APOIO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA AOS CURSOS DE TECNOLOGIA E LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS MEDIANEIRA
No Brasil, nos últimos anos, ocorreu um crescente tanto no número de universidades públicas, quanto no número de vagas ofertadas pelas já existentes, sem a devida reestruturação do ensino básico, parece ter surgido na mesma proporção uma lacuna entre saberes escolares e suas assimilações pelos aprendizes. Tal fato pode ser apontado nos altos índices de reprovações e desistência nas disciplinas relacionadas a Matemática nos cursos de Tecnologia e Licenciatura de muitas universidades Brasileiras. O presente trabalho ensejou proporcionar um caminho para a construção de saberes, tendo se justificado seu desenvolvimento no intuito de oportunizar mecanismos para a progressão acadêmica e eventual permanência dos evolvidos em seus respectivos cursos, evitando o grande número de evasão por parte dos estudantes. Este trabalho teve por finalidade aproximar o discente da universidade, ensejando atenuar as barreiras encontradas no processo de ensino-aprendizagem em Matemática no ensino médio e superior. Para alcançar tal objetivo o coordenador do projeto atuou junto com os discentes dos cursos de Tecnologia e Licenciatura, e com os monitores discentes dos cursos de Engenharia, realizando atividades de extensão que nortearam aulas de apoio ao aprendizado desta disciplina. Na oportunidade, os alunos dos cursos de Engenharia contemplaram a reflexão sobre a prática pedagógica, constituindo-se num momento privilegiado para sua formação. Neste sentido, a reflexão, não é somente um simples processo de formação, mas, sobretudo de mudança de postura para com o ensino-aprendizagem nessa ciência. O principal resultado observado no decorrer desse projeto foi um aumento significativo no que se refere ao número de aprovados em Cálculo e a permanência dos acadêmicos até o final da disciplina, podendo relacionar tal sucesso a linguagem utilizada pelos monitores que pode ser mais próxima a necessidade dos acadêmicos envolvidos nesse processo.Author(s):
André Inácio Melges
Instituto Politécnico de Bragança
Portugal
André Sandmann
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brazil
Claudimara Cassoli Bortoloto
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Brazil