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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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233.ATIVIDADES LÚDICAS E MAPAS CONCEITUAIS: NOVAS FERRAMENTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO MOMENTO DO ENSINO E DA AVALIAÇÃO.

Enquadramento Conceptual: A educação científica abordada na escola por diversas vezes é vista como um assunto complicado e desinteressante para os estudantes, principalmente pelo fato da maioria dos docentes utilizarem métodos de ensino tradicionais. O aspecto lúdico como método alternativo deve ser um instrumento de ensino desde o primeiro ciclo do ensino básico até o ensino superior, uma vez que, são instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento podendo ser definida como uma atividade divertida que produz prazer. Os mapas conceituais tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Posteriormente, Novak baseado na teoria de Ausubel criou e teorizou os mapas conceituais. Objetivos: Essa pesquisa objetivou criar ferramentas para serem aplicadas em atividades lúdicas, comparar tais recursos lúdicos versus recursos tradicionais e comprovar a importância do citado método. Outro objetivo desse trabalho é apresentar mapas conceituais como instrumentos avaliativos do aprendizado do aluno, além disso, que é possível através dos mapas identificar se tal aprendizado ocorreu de forma significativa. Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida com diferentes grupos de alunos de escolas públicas. Para a investigação, aulas foram ministradas com o uso de ferramentas lúdicas, também, os alunos criaram dez mapas conceituais de conceitos de Química e Biologia. A análise dos mapas conceituais criados pelos alunos foi de cunho quantitativo e qualitativo através da taxonomia topológica. Resultados: Esse trabalho mostrou a efetiva contribuição das ferramentas lúdicas, também mostrou que é possível identificar a ocorrência da aprendizagem significativa a partir da análise dos mapas conceituais feitos pelos alunos, além de analisar como ocorreu a evolução dessa aprendizagem. Conclusão: Os métodos investigados proporcionam o vínculo entre a diversão e o cumprimento de tarefa, e apesar da proposta ser bastante aceita pelos docentes, os instrumentos lúdicos avaliativos ainda são pouco usados se comparados aos métodos tradicionais, esta ideia ficou clara, pois tanto os docentes quanto os discentes se mostraram surpresos mediante a aplicação das ferramentas lúdicas.

Author(s):

Késia Filadélfia Silva    
UFAL
Brazil

Clézia Dionizio Silva    
UAB
Brazil

 

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