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232.DINÂMICAS MOTIVACIONAIS DE ADULTOS EM FORMAÇÃO – O CASO ESPECÍFICO DOS CURSOS EFA
Esta comunicação tem como suporte a investigação desenvolvida pela autora, no âmbito da temática da Educação e Formação de Adultos, com vista à apresentação da Dissertação de Doutoramento intitulada Trajetórias, Motivações e Projetos de Adultos que “Regressam à Escola”. Procurou-se, sobretudo, aprofundar o conhecimento teórico-empírico disponível no campo da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no que respeita à compreensão das trajetórias, motivações e projetos subjacentes à inscrição de indivíduos com baixas qualificações escolares e profissionais, e em situação de vulnerabilidade social, nos denominados Cursos EFA (Cursos de Educação e Formação de Adultos).A operacionalização do estudo passou pela adoção de uma estratégia metodológica intensiva-qualitativa, que se consubstanciou no estudo de dois grupos/turmas distintos em formação. Nesta linha, procedeu-se à realização de um inquérito por entrevista (em profundidade) a todos os elementos que integravam as turmas, assim como à análise documental de materiais relevantes e à observação in loco nos contextos de formação. Deste conjunto de estratégias, resultou a produção de conhecimento relativo às principais motivações de inscrição nos cursos, relacionando-as com os contextos familiares de origem, as trajetórias pessoais, escolares e profissionais dos formandos, e os seus projetos futuros. De forma a conhecer os contextos educativos e formativos, e a refletir sobre os seus possíveis “efeitos” no desenvolvimento das dinâmicas motivacionais dos formandos, inquiriram-se, para além destes, outros agentes envolvidos, designadamente formadores e mediadores pessoais e sociais. Destaca-se ainda a obtenção de conhecimento relativo ao modo de funcionamento dos cursos − considerados um modelo inovador, no que respeita à sua organização e estrutura curricular, às equipas pedagógicas e às entidades envolvidas na sua operacionalização − e às perceções dos formandos, formadores e mediadores acerca dos mesmos.
O estudo desenvolvido permitiu-nos concluir acerca da articulação entre diversas variáveis, designadamente pessoais e contextuais, na (re)construção das dinâmicas motivacionais dos sujeitos.
Author(s):
Luísa Delgado
Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação
Portugal