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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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231.Qualidade de Vida e Atitudes sobre as Intervenções Assistidas por Animais em Estudantes do Ensino Superior

Os estudos têm mostrado como a interacção homem-animal se encontra associada a vários efeitos salutógenos, resultantes tanto de estar com um animal, com um animal de estimação ou da participação em programas assistidos de intervenção. A presença do animal pode viabilizar desenvolvimento, envolvimento e ser motivadora para a comunicação, para o movimento e expressão, mudança de comportamento e participação numa atividade social, de conhecimento ou lúdica. Por isso, constitui um facilitador para atingir resultados positivos em intervenções clinicas e educacionais. Por conseguinte, as Intervenções Assistidas por Animais (IAA) tem despertado o interesse e uma atenção crescente entre os profissionais de saúde, de educação e da população em geral. O presente estudo tem como principal objectivo a adaptação para a população portuguesa do questionário de Mejora de la Calidad de Vida (MCV, Perea-Mediavilla, López-Cepero, Tejada y Sarasola, 2014) e do Cuestionario de Actitudes hacia las Intervenciones Asistidas por Perros (CAINTAP, López-Cepero, Perea-Mediavilla, Tejada y Sarasola, 2014). Ao mesmo tempo que são identificadas as qualidades psicométricas dos instrumentos, os resultados obtidos também permitem mostrar o entendimento e as expectativas dos estudantes sobre possíveis benefícios do contacto entre os animais e a identificação das suas atitudes sobre as intervenções assistidas com animais, em particular, com cães. A presente investigação é de carater exploratório, transversal e recorreu a uma amostra por conveniência. O estudo foi realizado com estudantes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja que frequentavam cursos de licenciatura e mestrado na área da saúde e da educação (N = 363; Média de Idade = 22,38 anos; Mínimo = 17 anos, Máximo = 56 anos), sendo que na sua maioria são do género feminino (F=308 (85%); M=55 (15%)) e de estado civil solteiro (94%). Quanto às habilitações literárias 82% dos estudantes são detentores do 12ºano, 16% de licenciaturas, e 2% são detentores de outros níveis de habilitações literárias. Na adaptação para a população portuguesa os instrumentos revelaram qualidades psicométricas adequadas e mostraram que a maioria dos estudantes apresentavam atitudes muito positivas sobre as intervenções assistidas por animais e de como o convívio com estes pode contribuir para melhorar a qualidade de vida.

Palavras chave: Estudantes; Ensino Superior; Motivação; Qualidade de Vida; Intervenções Assistidas por Animais













QUALITY OF LIFE AND ATTITUDES ON INTERVENTION ASSISTED BY ANIMALS IN HIGHER EDUCATION STUDENTS

Abstract

Studies have shown how the human-animal interaction is associated with several health effects both as a result of being with an animal with a pet or participation in assisted intervention programs. The animal's presence may facilitate development, involvement and be motivating for communication, for movement and expression, behavior change and participation in social activity, knowledge or playful. So, it is an enabler to achieve positive results in clinical and educational interventions. Therefore, Assisted Interventions for Animals (IAA) has aroused the interest and increasing attention among health professionals, education and the general population. This study aims to adapt to the portuguese population the questionnaire of Mejora de la Calidad de Vida (MCV, Perea-Mediavilla, Lopez-Cepero, Tejada y Sarasola, 2014) and the Cuestionario de Actitudes hacia las Intervenciones Asistidas por Perros (CAINTAP, Lopez-Cepero, Perea-Mediavilla, Tejada y Sarasola, 2014). While the psychometric qualities of the instruments are identified, the results also allow you to show understanding and students' expectations about possible benefits of contact between the animals and the identification of their attitudes about interventions assisted with animals, in particular, the dogs. This research is exploratory, transversal and used a convenience sample. The study was conducted with students of the Polytechnic Institute of Beja attending courses in health and education (N = 363; average age = 22.38 years; Minimum = 17years, maximum = 56 years), and are mostly female gender (F = 308 (85%), M = 55 (15%)) and unmarried (94%). As for the 82% educational attainment of students are holders of 12ºano, 16% of undergraduate education, and 2% are holders of other levels of education. The adaptation to the Portuguese population instruments showed adequate psychometric qualities and presented that most students had very positive attitudes about interventions assisted by animals and as contact with these can contribute to improving the quality of life.

Keywords: Students;Motivation;Engagement;Quality of life; Assisted Interventions for Animals

Author(s):

Maria Cristina Faria    
Instituto Politécnico de Beja
Portugal

José Pererinha Ramalho    
Instituto Politécnico de Beja
Portugal

Armindo Manuel Mendes    
Instituto Politécnico de Beja
Portugal

Marilia Isabel Alexandre    
Instittuto Politécnico de Beja
Portugal

María Perera-Mediavilla    
Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha)
Spain

Javier López-Cepero    
Universidade de Sevilha
Spain

 

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