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230.As artes performativas e a motivação dos estudantes para os desempenhos académicos: perspectivas teóricas e práticas
AS ARTES PERFORMATIVAS E A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA OS DESEMPENHOS ACADÉMICOS: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICASResumo
Às diferentes transformações sociais, culturais e identitárias no contexto da sociedade portuguesa contemporânea nem sempre as políticas escolares têm conseguido encontrar respostas que contribuam para um relacionamento substantivo das crianças e dos jovens com os saberes e conhecimentos. A segmentação, a externalidade e a escolarização dos saberes e conhecimentos assim como o seu desfasamento em relação às expectativas e saberes experienciais de que os estudantes são portadores são elementos que dificultam a construção de outros sentidos e de pertenças.
Por outro lado, as artes são objecto de grande fascínio nas culturas da juventude. Para além do fascínio, as artes em geral e as artes performativas em particular, apelando, por um lado, a diferentes tipos de técnicas, criatividades, mundos e emocionalidades e, por outro, ao aliarem e trabalharem com dimensões algumas delas aparentemente paradoxais, como por exemplo, ordem e desordem, cognitivo e emocional, avaliar e ser avaliado, rigor e disciplina, conhecido e desconhecido, afiguram-se como elementos estratégicos possibilitadores de reconfigurações identitárias que incrementem as relações com os saberes e os desempenhos de natureza académica.
Neste contexto, esta comunicação, partindo da análise de material de natureza teórica e de natureza empírica, procura responder à questão: de que modos é que as artes performativas podem potenciar um trabalho de inclusão social e cultural incrementando a motivação e o envolvimento com diferentes áreas de saber e com a escola?
Palavras-chave: artes performativas, inclusão, envolvimento, mudança.
Author(s):
António Ângelo Vasconcelos
Escola Superior de Educação de Setúbal
Portugal