Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

229.Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola (E4D-EAE): Análise Fatorial Confirmatória e Consistência Interna

Resumo
A Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola e (E4D-EAE), elaborada por Veiga (2013, 2016), é um questionário que veio reduzir a falta de instrumentos nesta área e inclui as seguintes dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa. O objetivo da investigação foi estudar a validade de construto da E4D-EAE, tendo-se recorrido a uma análise fatorial confirmatória à sua estrutura, bem como à avaliação da consistência interna da escala total e das suas dimensões. A amostra incluiu 294 jovens adolescentes portugueses do ensino secundário, 160 do sexo feminino e 134 do sexo masculino, que frequentavam diferentes áreas de estudos. A análise fatorial confirmatória (AFC) corroborou a estrutura quadridimensional encontrada pelo autor, e mostrou que o modelo apresenta um bom ajustamento (X2/df = 1.758; CFI =.941; TLI = 0,930; RMSEA =.051; PCFI = 0,797). O Alpha de Crobach do total da escala foi de 0,828 e os valores de Alpha das 4 dimensões oscilaram entre 0,640 e 0,881. Os resultados salientam, assim, as boas qualidades psicométricas da E4D-EAE, confirmando a sua estrutura quadridimensional.

Author(s):

Cláudia Silva    
Escola Secundária de Mem Martins
Portugal

Ana Ribas    
Escola Secundária de Mem Martins
Portugal

Feliciano Veiga    
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC