Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

228.PERCEÇÕES DE ALUNOS SOBRE A APRENDIZAGEM, A MOTIVAÇÃO E A ATENÇÃO: UM ESTUDO COM GRUPOS DE DISCUSSÃO FOCALIZADA

Enquadramento Conceptual: As perceções de alunos acerca do contexto de aprendizagem constituem mediadores importantes da qualidade da aprendizagem e do sucesso académico (Beek, Jong, Wubbels, & Mimaert, 2014), pelo que o conhecimento dessas perceções pode revelar-se útil na compreensão das situações facilitadoras da aprendizagem (Booth & Gerard, 2014), mas também do que contribui para a diminuição do envolvimento dos alunos.

Objetivos: Analisar as perceções de alunos de diferentes níveis de ensino sobre os aspetos que promovem e dificultam a sua aprendizagem, motivação e atenção.

Metodologia: Foram realizados, com um guião semiestruturado, catorze grupos de discussão focalizada, em oito escolas privadas da região norte de Portugal, envolvendo um total de 90 alunos (54,4% do sexo feminino), do pré-escolar ao 12.º ano, selecionados aleatoriamente. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo semi-indutiva, com recurso ao NVivo 10.

Resultados: Os resultados salientam o papel preponderante do professor, quer pelas estratégias, atividades e recursos utilizados (com destaque para a ação vs. passividade dos alunos na sala de aula), quer pelas caraterísticas e comportamentos do próprio professor. O envolvimento emocional, cognitivo e comportamental dos alunos assume também grande relevância, com destaque para a dimensão emocional e relacional da aprendizagem.

Conclusão: Este estudo vem sublinhar o papel fundamental do professor na promoção da aprendizagem, da motivação e da atenção dos alunos, nos vários níveis de ensino, criando oportunidades para um envolvimento ativo por parte dos alunos. Revela-se também essencial atender à dimensão emocional da aprendizagem, que, segundo a perceção dos alunos, afeta de forma expressiva a sua disponibilidade para aprender. São discutidas as implicações educativas.

Referências
Beek, J., Jong, F., Wubbles, T., & Minnaert, A. (2014). Measuring teacher regulating activities concerning students learning in secondary education classrooms: Reliability and validity of student perceptions. Studies in Educational Evaluation, 43, 206-213.
Booth, M., & Gerard, J. (2014). Adolescents´ stage-environment fit in middle and high school: The relationship between students´ perceptions of their school and themselves. Youth & Society, 46(6), 735-755. doi: 10.1177/0044118X12451276

Author(s):

Luísa Ribeiro    
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Portugal

Cristiana Sequeira    
Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Portugal

Rita Barros    
Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Portugal

Rosário Cunha    
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Portugal

Teresa Silva Dias    
Colégio Novo da Maia
Portugal

Margarida Rodrigues Baldaque    
Colégio Nossa Senhora da Paz
Portugal

Sofia Ramalho    
Colégio de Nossa Senhora do Rosário
Portugal

Rita Quintas    
Oporto British School
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC