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227.Saúde e educação: articulações possíveis e necessárias à inclusão, proteção e motivação.
É cada vez mais comum nos serviços de saúde mental a inclusão de crianças com problemas comportamentais e na aprendizagem. Muitos não configuram portadores de transtornos mentais, mas apresentam interferências decorrentes do meio que repercutem nas esferas da vida. Crianças acometidas por doenças crônicas, submetidas a separação, miséria, alcoolismo nos pais, estão suscetíveis à sintomas de transtornos mentais, os quais são agravados quando há confluência entre estes fatores. No Brasil ainda há poucas intervenções preventivas articuladas com a família e a escola para auxiliar crianças/adolescentes com dificuldades decorrentes de contextos desfavoráveis ao desenvolvimento e com sofrimento psíquico e necessidade de apoio. Portanto, objetivou-se delinear o perfil dos utentes de um dos principais serviços da rede de saúde mental brasileira (CAPSi), investigar a existência de fatores de risco no cotidiano dos utentes, discutir o motivo da inclusão e origem do encaminhamento ao serviço e conhecer a percepção dos profissionais deste serviço sobre as causas dos ‘problemas de saúde mental’ dos utentes e os fatores de proteção. Foram levantadas informações em 26 prontuários de utentes e entrevistados seis dos oito profissionais que constituem a equipe. As informações dos prontuários foram submetidas à Análise de Conteúdo e testes de Freqüência e as entrevistas à Análise de Conteúdo. O principal motivo para inclusão no serviço refere a ‘Problemas de conduta e dificuldades na aprendizagem’. A maioria dos encaminhamentos decorre da escola e o diagnóstico prevalente refere a ‘Transtornos de Conduta’. Identificou-se a existência de dois ou mais fatores de risco à saúde mental no cotidiano dos utentes, como: baixa escolaridade e renda familiar dos pais, violência, familiares com transtornos mentais e usuários de álcool/drogas. Os profissionais percebem os fatores sócio familiares como causa principal dos problemas apresentados pelos utentes e motivo principal para inclusão no serviço. Apontam as condições financeiras precárias e a carência afetiva como fatores de risco que tem implicações na saúde e educação. Portanto, indicam como fatores protetivos o auxílio na educação como meio de inclusão, apoio e motivação no processo educativo. Identifica-se a necessidade de projetos conjuntos entre saúde e educação, a fim de subsidiar as necessidades de crianças incluídas nos serviços de saúde mental.Author(s):
Carla de Sant’Ana Brandão
Universidade Estadual da Paraíba
Brazil
Melissa Mota Felício
Universidade Estadual da Paraíba
Brazil
Claudiane Rodrigues Rufino
Universidade Estadual da Paraíba
Brazil
Felipe Zeferino Pê
Universidade Estadual da Paraíba
Brazil