Full Program »
225.VINCULAÇÃO AOS PAIS E PROFESSORES E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA
O envolvimento dos alunos na escola é influenciado por variáveis diversas, sendo a família e os professores – enquanto figuras significativas – destacado na literatura como relacionado com o sucesso académico e bem-estar na escola. O papel da família é destacado no desenvolvimento de carreira, nomeadamente pela influência que esta tem no incentivo à exploração; exploração impulsionada pela segurança interna dos sujeitos. Diversos trabalhos mostram correlações positivas entre a segurança na vinculação aos pais a exploração de carreira, e o sucesso académico, (nomeadamente em amostras de jovens em risco). Menos estudado é o papel dos professores – por intermédio da sua relação com os alunos – no desenvolvimento de carreira em pré-adolescentes; estando, no entanto, presente na literatura recente o papel que os professores podem ter enquanto figuras de suporte, confiança e comunicação (i.e., enquanto figuras significativas) no meio escolar. Particularmente em Portugal, pelo número de horas que os jovens passam na escola, a possibilidade de encontrar adultos – e.g., Professores – que funcionem como figuras de suporte pode ser considerado um factor de proteção para o desenvolvimento. Avaliamos neste trabalho as propriedades psicométricas de dois questionários de vinculação – a Pais e Professores – do IPPA-R, versão portuguesa, numa amostra de 312 pré-adolescentes, entre os 10 e 13 anos (M = 11.41; DP = 1.107), sendo 149 do sexo masculino (47.88%) e 163 do sexo feminino (52.2%). Realizou-se uma análise dos itens para ambas as escalas (tendência central, dispersão e fiabilidade), e examinou-se a validade dos resultados, nomeadamente a validade estrutural através da análise dos componentes principais. Verificou-se elevada convergência com os resultados do estudo original (i.e., quanto aos valores de consistência interna para score total – com alfa de 0.90; e ao nível da composição das escalas), embora alguns factores tenham saturado em factores diferentes dos da anterior adaptação portuguesa do instrumento. O estudo das presentes versões do IPPA-R (Armsden & Greenberg, 1987; Machado & Figueiredo, 2010) visam possibilitar novas investigações sobre efeito das relações significativas em pré-adolescentes portugueses; sendo que o presente trabalho constitui o primeiro passo de um estudo mais alargado sobre influências no desenvolvimento de carreira em pré-adolescentes.Author(s):
Sofia Vieira
Aluna Doutoramento -FPCE-UC
Portugal
Teresa Sousa Machado
FPCE-UC
Portugal
José Tomás da Silva
FPCE-UC
Portugal