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222.O Voluntariado Universitário: uma estratégia de promoção para o envolvimento dos estudantes com as tarefas académicas
Enquadramento Conceptual: Nos últimos tempos assiste-se a uma maior preocupação dos docentes em relação ao modo como os alunos assumem e resolvem as tarefas académicas. Um desafio priorotário para motivá-los é dar um sentido e um significado ao conteúdo de ensino e aprendizagem, de modo que os próprios estudantes possam avaliar a pertinência, a importância, a significância e a utilidade dos conteúdos e, assim, transformá-los em materia do seu interesse (Pintrich & Schunk, 2006). O desenvolvimento de ações de voluntariado na universidade apresenta-se como uma proposta pedagógica que pode contribuir à motivação académica e ao envolvimento dos alunos com as tarefas (Martínez, 2008). Objetivos: O objetivo desta comunicação é apresentar alguns resultados de uma investigação centrados nos efeitos da participação em ações do voluntariado sobre as crenças motivacionais dos estudantes. Metodologia: Participaram 303 alunos da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa. Foi utilizada a Escala de Crenças Motivacionais face à Aprendizagem (ECMA). Resultados: Os resultados da ANOVA indicaram diferências estatísticamente significativas nas crenças motivacionais segundo a experiência dos alunos em ações de voluntariado. Conclusão: Considera-se que a oportunidade de articular conteúdos académicos com ações solidárias transforma a tarefa numa atividade desafiante e de interesse para os estudantes, e promove as condições para o estudante se envolver com a tarefa, motivar-se intínsecamente e asumir um compromiso cognitivo que o leve a desenvolver uma atitude positiva face à aprendizagem.Author(s):
Adriana Ortiz
INIPE-CONICET-Universidad Nacional de Salta
Argentina