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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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220.Vozes de estudantes sobre o currículo e o trabalho curricular no Ensino Secundário

A investigação sobre a natureza e importância das vozes de estudantes na escola tem sido internacionalmente fortalecida, embora com reduzido eco em reformas escolares. Entre outros argumentos, defende-se o envolvimento dos estudantes em mudanças curriculares para o seu empoderamento e responsabilização em matéria da sua própria aprendizagem. Contudo, são escassas as iniciativas nacionais e internacionais onde as vozes de estudantes são tidas em conta para a construção e mudança curricular.
Neste quadro, apresenta-se um estudo no qual se recolheram vozes de estudantes do 10º ano de escolaridade, isto é, na fase de transição para o Ensino Secundário, sobre o currículo e o trabalho curricular neste nível de ensino, com os objetivos de 1) identificar dificuldades sentidas pelos estudantes com o trabalho curricular na transição para o Ensino Secundário, 2) descrever as perspetivas dos estudantes sobre as principais diferenças entre o currículo e o trabalho curricular do Ensino Básico e do Ensino Secundário, 3) identificar sugestões de melhoria que os estudantes tenham a dar para a melhoria do currículo e trabalho curricular no Ensino Secundário. O estudo está a ser desenvolvido no âmbito de um projeto mais alargado em curso onde as experiências e perspetivas dos estudantes na fase de transição para o Ensino Secundário estão em foco, no sentido de explorar mais a fundo uma fase da escolaridade onde, em Portugal, os estudantes usualmente sentem dificuldades no aumento brusco do volume e rigor do trabalho curricular que lhes é exigido. Apresenta-se e discute-se resultados de seis grupos focais de discussão organizados com estudantes do Ensino Secundário realizados em quatro escolas da região norte. É comum a confirmação do sentimento de um aumento brusco do volume e rigor do trabalho exigido nos vários cursos de Ensino Secundário, embora se faça sentir a diferentes níveis nos tipos de cursos que os estudantes frequentam. O modo como os estudantes lidam com essas dificuldades está relacionado com as motivações que os levaram aos cursos que frequentam bem como com as expectativas para o final dos seus cursos.

Author(s):

Ana Cristina Torres    
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Portugal

Ana Mouraz    
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Portugal

Helena C. Araújo    
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Portugal

 

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