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218. ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA ESCRITA DE TEXTOS: UM ESTUDO COM O MODELO SRSD EM ALUNOS DO 8.º ANO DE ESCOLARIDADE
Enquadramento Conceptual: A escrita é, ao nível da educação formal, uma competência transversal a todo o currículo, sendo o seu domínio indispensável para o sucesso académico. Vários estudos apontam as vantagens de um ensino explícito da escrita, centrado nos seus diferentes processos e sua coordenação e adaptando-os aos diferentes tipos de textos. A eficácia do modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD) tem sido amplamente comprovada neste tipo de ensino.Objetivos: Adaptar as estratégias de autorregulação e de escrita, do SRSD, referentes à planificação e composição do texto expositivo e ensaio de opinião e verificar os efeitos da sua instrução em alunos do 8.º ano de escolaridade.
Metodologia: Neste estudo quase-experimental com pré-teste, pós-teste e follow-up, participaram duas escolas do concelho de Coimbra. A amostra foi constituída por 185 alunos divididos em grupo experimental (n = 122) e grupo de controlo (n = 63). Cada grupo trabalhou apenas uma tipologia textual: o texto expositivo e o ensaio de opinião, respetivamente. As lições dos dois programas tiveram por base mnemónicas e decorreram semanalmente nas aulas de Português. Os professores da disciplina, que obtiveram formação prévia, ensinaram de forma explícita, aos alunos, a estrutura dos textos, os diferentes processos inerentes à sua redação e estratégias de autorregulação. Além dos materiais das lições, construíram-se questionários de satisfação com o projeto, para professores e para alunos.
Resultados: Os resultados que serão apresentados no congresso não constam deste resumo, uma vez que os dados se encontram ainda em fase de tratamento. Contudo, esperamos que os alunos apresentem melhores resultados na tipologia trabalhada no seu grupo e não na outra. E que, por outro lado, os alunos que trabalharam o texto expositivo revelem uma maior evolução ao nível da escrita em outras disciplinas, quando comparados com o grupo de controlo.
Conclusão: Através de um ensino explícito de estratégias de escrita para diferentes tipos de texto, a nossa investigação pretende contribuir para minimizar as dificuldades manifestadas, na escrita de textos, pelos alunos portugueses, evidenciadas em vários estudos nacionais e internacionais.
Author(s):
Sara Ferreira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal
Maria Isabel Festas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal
Albertina Lima Oliveira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal
Maria Prata
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal
Maria Helena Damião
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Portugal