Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

203. Violência(s) na escola: crenças de jovens face à violência

Esta comunicação constitui uma interseção da teoria e a investigação sobre um relevante problema social que é a violência escolar. A partir de uma perspetiva crítica, serão exploradas as características e as dinâmicas dos processos associados à violência escolar, nomeadamente no que concerne à violência entre pares e à violência no namoro.
A violência nas escolas tem-se mostrado cada vez mais presente no ambiente escolar como reflexo do momento histórico vivido pela sociedade portuguesa.
Num estudo que envolveu 1106 alunos e alunas do 2º e 3º ciclo do ensino básico de escolas do concelho de Matosinhos cujo objectivo foi conhecer as crenças de crianças e jovens sobre a violência interpessoal, verificou-se que a maioria dos jovens envolvidos conceptualizam que a violência não só é permissível em relações com proximidade afectiva, existindo uma desculpabilização por parte da vítima dos atos violentos face a características individuais e socio contextuais dos/as ofensores/as que segundo elas podem justificar os seus atos. Por outro lado, crêem que existem dimensões sociais e culturais que continuam a legitimar comportamentos violentos. Acreditam que, por exemplo, em casos de terem razão, infidelidade e ciúme, a violência é algo normativo e aceitável pela sociedade maioritária existindo uma clara culpabilização por parte da vítima.
Acreditando que a escola tem como imperativos e objetivos basilares a formação pessoal, relacional e social dos/as seus/suas alunos/a e que os contextos escolares surgem como contextos privilegiados de conscientização para a cidadania, este estudo vem alertar que é crucial a intervenção ao nível da desconstrução e reconstrução de crenças no que diz respeito aos fenómenos de violência e a sua contextualização, pois a forma como as crianças e os jovens pensam, influencia a sua ação e as suas relações.

Author(s):

Mónica Soares    
FCSH - UBI
Portugal

Joana Topa    
ISMAI/CIEG/ISCSP-ULisboa
Portugal

Manuel Loureiro    
FCSH - UBI
Portugal

Ema Oliveira    
FCSH - UBI
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC