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II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

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201. Construção e estudo exploratório do Questionário do Envolvimento em contexto de ensino superior

A investigação sobre os estudantes do ensino superior tem demonstrado que o tempo e a energia que os estudantes dedicam a atividades educativas curriculares e extracurriculares, assim como a qualidade desse investimento, são um forte preditor de variáveis como a aprendizagem, o desenvolvimento psicossocial e o desenvolvimento intelectual.
No entanto, também é reconhecido que certas práticas institucionais são conhecidas por conduzirem a níveis elevados de envolvimento, em particular se essas práticas exigirem que o estudante adote papéis mais ativos não apenas em relação a atividades educativas presentes nos contextos académicos formais como também nas atividades educativas disponíveis nos contextos não formais ou informais das instituições. O impacto das experiências colegiais, nos estudantes, é maximizado quando estes se encontram ativamente envolvidos nos vários aspetos da vida institucional.
Tendo em linha de conta a importância que o envolvimento do estudante desempenha no seu ajustamento ao contexto de ensino superior e no seu desenvolvimento, procurámos construir e testar um instrumento que avalie o seu envolvimento académico e social.
A partir de uma revisão da literatura no domínio e apoiados na análise de conteúdo de 31 entrevistas semiestruturadas realizadas junto de estudantes do ensino superior politécnico, procedemos à construção dos itens do Questionário do Envolvimento, um instrumento de autorrelato, que procura medir comportamentos que implicam um papel ativo por parte do estudante, de envolvimento académico (nas tarefas de aprendizagem dentro e fora da sala de aula) e de envolvimento social (nas atividades de natureza recreativa/ cultural, associativa ou colegial).
Após sucessivas análises fatoriais exploratórias chegou-se a uma versão final constituída por duas dimensões: i) Envolvimento Académico (EA); ii) Envolvimento em Atividades Extracurriculares (EAE). As análises efetuadas (análise fatorial exploratória em componentes principais e análise da consistência interna) revelaram uma estrutura fatorial com sentido teórico e valores de consistência interna aceitáveis para ambos os fatores (EA: =.81; EAE: =.78).
Esperamos que o Questionário do Envolvimento se constitua não apenas num instrumento útil em contexto de investigação, mas sobretudo como um instrumento de diagnóstico dos comportamentos de envolvimento académico e social dos estudantes, permitindo identificar situações que necessitem de uma intervenção institucional.

Author(s):

Sofia de Lurdes Rosas da Silva    
Instituto Politécnico de Coimbra & Ceis XX
Portugal

Joaquim Armando Ferreira    
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Portugal

António Gomes Ferreira    
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Portugal

 

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