Skip to main content
II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 2016

Full Program »

196. Envolvimento dos alunos na escola - Relações com a perceção do clima de criatividade e o apoio dos professores

Enquadramento Conceptual: O estudo do envolvimento dos alunos na escola (EAE) poderá contribuir para a identificação de fatores que conduzem a comportamentos de risco e ao abandono escolar, bem como para o esclarecimento de como deverá ser a intervenção na comunidade educativa. Pela literatura revista, trata-se de um tema atual, de notória importância, sendo, no entanto, escasso o estudo da sua relação com a criatividade e o apoio dos professores. Objetivos: Neste contexto, procurou-se ampliar a investigação sobre o envolvimento dos alunos na escola, em função de variáveis escolares específicas: apoio dos professores e clima de criatividade percecionados pelos alunos, no sentido de encontrar respostas às seguintes questões de investigação: Será que o EAE varia consoante o apoio dos professores percecionado pelo aluno? Será que o EAE varia com o clima de criatividade na escola, percecionado pelo aluno? Metodologia: A amostra foi constituída por 685 alunos do 6º, 7º, 9º e 10º anos, de diferentes regiões do país. Foram administrados instrumentos de avaliação com boas qualidades psicométricas, especificamente os seguintes: Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, Escala de Perceção de Apoio dos Professores, e Escala do Clima de Criatividade na Escola. Resultados: A análise dos dados indicou correlações estatisticamente significativas entre o EAE e as variáveis em estudo, ou seja, quanto maior a perceção de apoio e o clima de criatividade maior o envolvimento dos alunos. Conclusão: Tais relações corroboram a literatura revista e podem ser tomadas como referenciais em ações de promoção do EAE e, portanto, do sucesso escolar. O estudo termina com sugestões para investigações futuras.

Author(s):

Fernanda Malveiro    
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
Portugal

Feliciano Henriques Veiga    
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
Portugal

 

Powered by OpenConf®
Copyright ©2002-2016 Zakon Group LLC