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190. A escola com o psicólogo escolar: o que muda?
A escola é um fértil locus para mediações de desenvolvimento humano e manifestações concretas de transformações sociopolíticas, materializadas nas atividades pedagógicas cotidianas. A atuação do psicólogo escolar imerso no contexto da escola como membro da equipe, desenvolvendo cotidianamente ações institucionais e preventivas, com foco relacional nos atores escolares, vem sendo defendida por pesquisadores e na literatura da área. Essa atuação pode ser alcançada por meio do trabalho em equipe e de um novo direcionamento na análise da realidade educativa: o foco de compreensão e intervenção deve deslocar-se para a conscientização e empoderamento do coletivo da escola, contextualizado e mediado pelas relações e pelos processos de subjetivação que dialeticamente ressignificam os diversos atores e suas ações. Com base nessa perspectiva, foi implantado, desde 2010, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil, um modelo de intervenção institucional, relacional e preventivo para a atuação em Psicologia Escolar caracterizado por uma ação dinâmica, participativa e sistemática no interior da instituição. O modelo ancora-se em quatro grandes dimensões: Mapeamento Institucional, Escuta Psicológica, Assessoria ao Trabalho Coletivo, Acompanhamento ao Processo de Ensino-Aprendizagem; foi institucionalizado como política pública educacional e transformado em uma diretriz para orientar o trabalho de todos os psicólogos escolares do Distrito Federal. Objetivo dessa comunicação oral é relatar pesquisas que acompanharam a implantação do referido modelo e política. Os resultados evidenciaram mudanças no contexto da escola a partir de ações mediadas pela Psicologia Escolar, bem como a consolidação de um perfil diferenciado para esse profissional. Espera-se contribuir com pesquisas e discussões futuras acerca da utilização desse modelo em outros contextos, podendo tornar-se referência tanto para produção teórica e conceitual, quanto para opções da prática profissional em Psicologia Escolar.Author(s):
Claisy Maria Marinho Araujo
Universidade de Brasília
Brazil